Guia da Semana

Angelina Jolie é atriz, símbolo sexual, esposa de Brad Pitt, mãe de seis crianças, atuante em ações de caridade no mundo todo e, agora, um exemplo na luta contra o câncer de mama. Mesmo sem nenhum sinal da doença, Jolie decidiu realizar a cirurgia que retira partes da mama como medida preventiva.

+ Relembre as melhores mães do cinema
+ Assista ao trailer de Universidade Monstros em homenagem às mães
+ Conheça O Sonho de Wadjda, primeiro filme da Arábia Saudita dirigido por uma mulher

A operação foi feita em abril e revelada na manhã de hoje, num longo texto publicado no jornal The New York Times. Jolie explica que, assim como sua mãe foi vítima de câncer de mama em 2007, ela descobriu em exames que também corria alto risco de contrair a doença: 87%. Pensando nos filhos, ela conta que optou pela cirurgia para “que eles não precisassem ter medo de perder a mãe para o câncer”. Agora, ela diz, suas chances caíram para 5%.

“Não me sinto menos mulher. Sinto-me mais poderosa por ter feito uma escolha dura que, de forma alguma, reduz minha feminilidade”, declarou Jolie no texto. Sua preocupação, ao tornar a operação pública, foi a de dar o exemplo para que outras mulheres soubessem que há maneiras de prevenir o câncer, mesmo que radicais, e não se sentissem envergonhadas por isso. Mais uma vez, Angelina Jolie surpreendeu a todos.

Por Juliana Varella

Atualizado em 14 Mai 2013.