Guia da Semana

Considerado um dos atores mais rentáveis de Hollywood, Will Smith volta aos cinemas nesta sexta, 25, estrelando a terceira aventura de MIB - Homens de Preto. O ator não aparecia nos telonas desde 2008, quando atuou em Sete Vidas. Em seguida, se dedicou aos filhos e à carreira de produtor, juntando as duas coisas no filme Karatê Kid, protagonizado por Jaden Smith.

>> Confira as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz
>> Top 10 traz os filmes mais vistos do fim de semana
>> Saiba mais sobre a série MIB - Homens de Preto

Além dos 21 filmes que atuou e outros 14 que produziu, Smith protagonizou a série de TV Um Maluco no Pedaço durante seis anos e gravou 11 álbuns. Tamanhos projetos já lhe renderam duas indicações ao Oscar e outras duas ao Globo de Ouro (por Ali, em 2001, e À Procura da Felicidade, em 2006) e quatro prêmios Grammy.

Will é mesmo um artista de muitas faces. Nas telonas, já protagonizou filmes de ação, drama, comédia romântica, ficção científica e até emprestou a voz para a animação O Espanta Tubarões.

Para homenagear o ator, relembre as várias facetas de Will Smith:

AÇÃO

A primeira grande bilheteria a gente nunca esquece. Então, vamos começar falando de Bad Boys. Além de mostrar que Will Smith também tinha talento para a ação, o filme alavancou as carreiras de Martin Lawrence e do diretor Michael Bay. A produção de 1995 ganhou continuação em 2003 e a previsão é que Bad Boys III chegue aos cinemas em 2013.

Ainda no gênero, o ator estrelou Inimigo do Estado, em 1998, na pele de um advogado que, sem saber exatamente o motivo, passa a ser o maior alvo da polícia.

Em 2008, foi a vez de estrelar Hancock, no qual interpretava um super-herói falido e esquecido que precisa reencontrar suas forças e superpoderes para continuar vivo.

FICÇÃO CIENTÍFICA

Com o terceiro título da série estreando nos cinemas, MIB - Homens de Preto transita entre ficção científica e comédia. A dupla formada por Smith e Tommy Lee Jones surgiu nas telonas em 1997, usando ternos pretos e fiscalizando a ação alienígena na Terra.

O ator já estava familiarizado com invasões alienígenas, já que um ano antes protagonizou Independence Day.

Em 2004, o gênero volta a marcar a carreira do ator com Eu, Robo, filme ambientado no ano de 2035.

Já em 2007, Eu Sou a Lenda traz Smith no papel de um cientista que sobreviveu ao vírus que dizimou a população terrestre.

COMÉDIA ROMÂNTICA

O talento de Will Smith para a comédia pode ser visto em vários trabalhos do ator, no entanto, este não é o gênero mais explorado em sua carreira.

O que mais se aproxima é a comédia romântica Hitch - Conselheiro Amoroso, na qual encara o papel de um especialista na arte da conquista. Isso até ele se apaixonar pela personagem de Eva Mendes eter que provar a ela que não está apenas testando seus truques amorosos.

DRAMA

O ator também sabe emocionar as pessoas. Ele estreou nas salas de cinema atuando num drama, mas foi com Lendas da Vida (2000) que se fez notar no gênero.

O grande destaque, no entanto, fica para À Procura da Felicidade, de 2006. Além de protagonizar o longa ao lado do filho Jaden Smith, Will també é responsável pela produção da história que mostra a batalha de um pai para cuidar de um filho e manter a dignidade mesmo em tempos tão difíceis. A atuação rendeu a segunda indicação ao Oscar.

A primeira, foi por outro drama: a cinebiografia Ali, de 2001, que apresenta a trajetória do lutador de boxe Muhammad Ali.

Tem ainda Sete Vidas, de 2008, mais uma obra produzida e protagonizada por Will. Seu personagem na história é Tim Thomas, um homem que entre em depressão após um acidente no qual sete pessoas foram mortas. Para aliviar a culpa que sente, ele decide, então, salvar a vida de outras sete pessoas.

ANIMAÇÃO

E não é só a imagem de Will Smith que faz sucesso. O ator hollywoodiano também se arriscou no universo da dublagem quando, em 2004, emprestou a voz para Oscar, um peixinho com grandes sonhos, na animação O Espanta Tubarões.

Por Mariana Viola

Atualizado em 28 Mai 2012.