Guia da Semana

Em cartaz a partir de sexta-feira, 27 de Julho de 2012, o filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressuge marca o fim saga do Batman nos cinemas pelas mãos de Christopher Nolan. Apesar de ter criado um universo mais realista e dark para o herói, o diretor buscou inspiração em algumas das histórias mais famosas do homem-morcego.

>> 5 motivos para ver Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>>
Lojas Geek em São Paulo
>> As melhores salas de cinema para ver Batman
>>
Relembre os atores que viveram o Batman nos cinemas
>>
Veja salas e horários de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge
>> Veja os atores que trabalharam com Nolan em outras produções

O Guia da Semana separou as maiores influências de cada filme da trilogia e as indicações para você ir se preparando para um dos maiores lançamentos do ano.

Batman Begins

Para o primeiro filme da franquia, a principal inspiração foi a história Batman: Ano Um, de Frank Miller e David Mazzucchelli. A revista conta o começo da história de Bruce Wayne como vigilante de Gotham e seus desafios para se tornar o herói que conhecemos.

Algumas partes da HQ foram recriadas fielmente nas telonas, como o começo da carreira de Gordon como policial até se tornar comissário, a fuga de Batman da equipe da SWAT no meio de uma nuvem de morcegos, e a cena final onde é apresentado a origem do bat-sinal e a carta do vilão Coringa.

O Cavaleiro das Trevas

Para o segundo longa, as influências foram muitas, mas a história que mais se vê refletida nas telonas é O Longo Dia das Bruxas, de Jeph Loeb e Tim Sale. Nela, Batman, Gordon e Harvey Dent se juntam contra o crime organizado na cidade de Gotham City.

A HQ também conta com passagens marcantes usadas no filme, como o futuro comissário simulando sua própria morte, o fogo na pilha de dinheiro dos mafiosos (só que ao invés do Coringa que faz isto na história é o Batman e o Harvey Dent) e uma das frases temas do filme: "Eu acredito em Harvey Dent".

O Cavaleiro das Trevas Ressurge

O último longa da trilogia apresenta um dos maiores algozes do Batman nos quadrinhos, o gigante mascarado Bane. O malfeitor protagonizou o arco A Queda do Morcego que também serviu de inspiração para o filme.

Na saga, o vilão organiza todos os vilões do Batman para atacarem o herói um após o outro, para depois poder enfrentar o mocinho esgotado e quebrar sua coluna (uma das cenas mais marcantes da história do herói).

Vale a pena ler

Em o Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, após 10 anos de aposentadoria Bruce Wayne precisa vestir seu uniforme de Batman novamente para enfrentar uma nova onda de crimes, mais ou menos como acontece em Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressuge.

Já em A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland, conta a origem do Coringa enquanto ele põe em prática um plano de deixar o comissário Gordon Maluco, atirando em sua filha Barbara e o torturando psicologicamente. Esse conceito de qualquer um pode ficar louco foi tratado um pouco por cima no segundo filme da franquia, O Cavaleiro das Trevas.

Uma última recomendação é a história O Filho do Demônio, onde o Cavaleiro das Trevas se une ao vilão Ra's al Ghul para caçarem um assassino misterioso. No tempo junto com a Liga das Sombras, o herói acaba se envolvendo amorsamente com Talia al Ghul. A história explora bastante o universo ao redor de Ra’s vilão importantíssimo para o primeiro e último filme da franquia.

>> Participe da promoção e concorra a ingressos e brindes de O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Confira abaixo algumas lojas onde você pode ir atrás de revistas do Batman.

Atualizado em 30 Jul 2012.