Guia da Semana

As muitas faces de Daniel Day-Lewis

O Guia da Semana selecionou os principais personagens de Daniel Day-Lewis, indicado ao Oscar de melhor ator por Lincoln.

Com as apostas do Oscar 2013 lançadas e as 12 indicações de Lincoln, do diretor Steven Spielberg, não tem como não se criar expectativa em torno de Daniel Day-Lewis, forte candidato ao prêmio de melhor ator. 

+ Confira os indicados ao Oscar 2013
+ Veja os injustiçados do Oscar 2013
+ Saiba quais filmes estreiam na semana

Daniel Day-Lewis é britânico, começou no cinema em 1971, com o filme Domingo Maldito, e já levou duas estatuetas do Oscar para casa, uma por sua atuação em Meu Pé Esquerdo, e outra por Sangue Negro. 

Apesar de acirrada a disputa pelo Oscar deste ano - figuram ao lado de Daniel os atores Denzel Washington (O Voo), Hugh Jackman (Os Miseráveis),  Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida) e Joaquin Phoenix (O Mestre)-, brigar com o homem que dá vida a Abraham Lincoln em um filme de Steven Spielberg não é tarefa fácil. 

Confira abaixo alguns dos principais trabalhos do grande Daniel Day-Lewis. 

A Insustentável Leveza do Ser (1988)

Baseado no popular livro homônimo de Milan Kundera, A Insustentável Leveza do Ser traz Daniel Day-Lewis como o protagonista Tomas que tem várias parceiras sexuais sem se envolver com nenhuma. No entanto, duas mulheres começam a quebrar essa barreira criada por ele criando um triângulo amoroso. A história se passa após a Primavera de Praga, em 68, e tem direção de Philip Kaufman. 

Meu pé esquerdo (1989)
 
Filme que deu o primeiro Oscar da carreira de Daniel Day-Lewis, em Meu Pé Esquerdo ele interpreta um homem que nasceu com uma paralisia cerebral e só conseguia mexer o pé esquerdo. Mesmo com a deficiência ele se torna um grande pintor e escritor. Uma das melhores interpretações de Lewis. 

O Último dos Moicanos (1992)

No épico O Último dos Moicanos, Daniel Day-Lewis é um homem branco criado pelos índios Moicanos. Durante uma guerra entre franceses e ingleses pelas terras da América ele é condenado à morte por não querer participar, porém, após salvar a filha de um oficial britânico eles se apaixonam e se veem obrigados a fugir. 

Em nome do pai (1993)
 
Do mesmo diretor de O Último dos Moicanos, Jim Sheridan, Em Nome do Pai conta a história real de Gerry Conlon, um jovem encrenqueiro que é confundido com um terrorista do IRA, na Irlanda. Daniel interpreta o protagonista Gerry, que vai a julgamento e é obrigado a confessar o crime que não cometeu. Ele foi indicado ao Oscar de melhor ator por este trabalho.

As bruxas de Salém (1996)
 
Com direção de Nicholas Hyter, o filme trata a superstição da América do Norte, em 1692, quando jovens foram julgadas por bruxaria em Salém, Massachusetts. No filme, Daniel Day-Lewis vive o fazendeiro John Proctor que se envolve com uma de suas funcionárias que logo após o caso é demitida. Porém, a moça é uma das jovens “feiticeiras” da época que deseja a morte de sua esposa. As acusações de bruxaria atingem a mulher de John. 

Gangues de Nova York (2002)
 
Dirigido por Martin Scorsese, em Gangues de Nova York, Daniel é o vilão William “The Butcher” Cutting, líder de uma gangue, responsável pela morte do pai de Amsterdam (Leonardo DiCaprio). Na trama, Amsterdam procura William para se vingar, mas acaba se tornando seu amigo. No Oscar de 2003, Daniel Day-Lewis foi indicado ao prêmio de melhor ator, mas não levou. 

Sangue Negro (2007)

Filme que rendeu o segundo Oscar de melhor ator de sua carreira, em Sangue Negro Daniel Day-Lewis interpreta um pai solteiro que, na virada para o século XX, descobre no petróleo uma maneira de enriquecer, o que acaba gerando uma série de conflitos. O filme é dirigido por Paul Thomas Anderson, de O Mestre, que também aparece entre os indicados ao Oscar deste ano. 

Lincoln (2012)
 
Na pele do presidente Abraham Lincoln, Daniel Day-Lewis é dirigido por Steven Spielberg ao lado de atores como Sally Field e Tommy Lee Jones. O filme traça um perfil de uma das figuras mais importantes da história dos Estados Unidos e soma 12 indicações ao Oscar deste ano, entre elas aparece Daniel, com grandes chances de levar sua terceira estatueta para casa.

Atualizado em 28 Jan 2013.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revela pôster e primeiras atrações

Vencedores da Palma de Ouro e do Festival de Toronto são destaques entre os filmes confirmados na programação

Estreias da semana: "Mãe!", "Esta é a Sua Morte – O Show" e mais 6 filmes

Suspense de Darren Aronofsky com Jennifer Lawrence promete dividir opiniões

“Ensaio Sobre a Cegueira” tem sessão gratuita com debate no MIS

Filme será acompanhado por bate-papo com historiadora

Final da Copa do Brasil será exibida nos cinemas

Rede Cinemark transmite o jogo ao vivo no dia 27 de setembro

"Tomb Raider" com Alicia Vikander no papel de Lara Croft ganha primeiro trailer; assista!

Novo filme da franquia tem estreia prevista para março de 2018

13 objetos de decoração que vão deixar sua casa mais cinéfila

De quadro interativo a almofada para pipoca, confira os itens que não podem faltar no seu cafofo