Guia da Semana
Cinema
Por Redação Guia da Semana

“Capitão Fantástico” é o filme que você precisa ver neste Natal

Longa com Viggo Mortensen mostra uma família educada na floresta.

"Capitão Fantástico" estreia no dia 22 de dezembro nos cinemas (Foto: Divulgação)

Você provavelmente já assistiu a vários filmes sobre a vida selvagem. Já refletiu sobre a crueldade e a beleza da natureza em contraste com a frieza controlada da vida civilizada e até já se perguntou se você suportaria o isolamento, em troca de uma vida menos predatória. Mas será que você realmente entendeu todas as implicações dessa escolha? Não apenas as ambientais, mas sociais também? Arrisco dizer que você jamais entenderá o quadro completo até conhecer “Capitão Fantástico”.

O novo filme de Matt Ross chega aos cinemas nesta quinta-feira, dia 22, para injetar um pouco de senso crítico no seu Natal. Você, que achava saber o que era certo e errado para você e seus filhos, talvez se pegue repensando alguns conceitos. Talvez surja uma pontinha de dúvida sobre hábitos que você sempre dera como óbvios, e você seja transformado pelo filme. Ou talvez não – talvez você apenas se encante com essa história cheia de lições profundas sobre amor e família, e siga em frente renovado.

O fato é que o longa tende a deixar uma marca. Comandado por Viggo Mortensen, ele conta a história (fictícia) de um casal que vive numa floresta com seus seis filhos. De tempos em tempos, eles vão à cidade mais próxima para fazer trocas, garantindo o mínimo necessário de roupas, alimentos ou livros. E sim, eles devoram livros como se fossem água, rompendo aqui o primeiro dos preconceitos sobre a “selvageria” da vida na natureza.

A situação muda quando a mãe das crianças morre, e os avôs se mobilizam para trazer as crianças de volta à cidade. Paralelamente, o filho mais velho é aceito em diversas universidades e fica dividido entre a vida que conhece e a que pode descobrir.

Não há certos e errados em “Capitão Fantástico”, e é isso que o torna tão brilhante. Aparentemente ingênuo, o filme não tem medo de mostrar algumas verdades duras e logo se revela uma obra madura e poderosa – sem deixar de ter uma dose de doçura.

No elenco, também estão George MacKay (“Orgulho e Esperança”), Samantha Isler (“Sobrenatural”), Annalise Basso (“O Espelho”), Nicholas Hamilton (“Terra Estranha”), Shree Crooks (“Ray Donovan”), Charlie Shotwell (“Man Down”) e Kathryn Hahn ("Perfeita é a Mãe!").

11 Estreias imperdíveis de dezembro nos cinemas

“Sully – O Herói do Rio Hudson” e “Rogue One” são destaques do mês

Relembre os melhores filmes de 2016

Relembre os melhores lançamentos do ano nos cinemas

Lançamentos de filmes em 2017

Confira o calendário completo de estreias de 2017


Atualizado em 21 Dez 2016.

Mais notícias

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema