Guia da Semana

Entre os dias 17 e 18 de maio, acontece a Virada Cultural 2014 em São Paulo. Além de shows, performances e teatro, os paulistanos também poderão assistir a sessões gratuitas de cinema em diversos endereços. Este ano, a programação se destaca pela nostalgia e pelo resgate de clássicos, como O Iluminado, O Exorcista e E.T – O Extraterrestre.

Confira as programações de cinema na Virada Cultural 2014:

CineSesc


O Cinesesc preparou uma seleção assustadora para virar a madrugada: entre as 19h do sábado e as 18h do domingo, o cinema exibe clássicos do horror, como O Exorcista, “A Meia-Noite Levarei Sua Alma e Cemitério Maldito. Filmes mais recentes, como Coraline e Deixa Ela Entrar, também estão na programação, que terá ainda duas sessões-surpresa. Grátis.

Museu da Casa Brasileira

O museu terá uma programação variada muito além do cinema, mas duas sessões prometem encher a casa: O Iluminado, de Stanley Kubrick, será exibido à meia-noite do sábado, e E.T.- O Extraterrestre, de Steven Spielberg, terá exibição dublada no domingo às 17h30. O público também poderá escolher um terceiro filme para assistir no sábado: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, Flash Dance ou Curtindo a Vida Adoidado. Grátis.

SESC Ipiranga


A programação de cinema do SESC Ipiranga aposta em longas alternativos e cultuados. Às 20h, o espaço exibe a animação francesa O Mágico, de Sylvain Chomet – mesmo diretor de As Bicicletas de Belleville. Para os fãs do surrealismo de Michel Gondry, a sessão das 22h traz Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Quem encerra a noite, a partir das 23h59, é o clássico de Fellini, Amarcord.

Cine Olido

Entre sábado e domingo, o Cine Olido exibe uma seleção de filmes sobre dança, na mostra Baila Comigo. Entre os destaques, estão os clássicos Os Embalos de Sábado à Noite, Flashdance e Footlose (versão original). Diry Dancing, com Patrick Swayze, também está em cartaz.

CCSP

A madrugada de sábado para domingo será dominada por tubarões, crocodilos e outras criaturas assassinas na mostra SYFY, no Centro Cultural São Paulo. Serão exibidos telefilmes e episódios de séries do canal de TV, entre a meia-noite e as 10h do domingo.

Também chega ao fim durante a Virada Cultural a mostra Dias Nórdicos, que coloca filmes produzidos em países como Dinamarca e Suécia ao lado de filmes americanos, franceses e até brasileiros. Assim, o público pode comparar as diferentes visões sobre o mesmo assunto.

Cine Dom José

Durante a Virada, o Cine Dom José, que fica próximo ao metrô República, exibe documentários sobre a música brasileira, como Tropicália e Vou Rifar meu Coração. A programação começa às 18h de sábado e vai até as 16h do domingo.

Biblioteca Viriato Correa

A 14ª edição da Fantástica Jornada Noite Adentro acontece durante a Virada Cultural. O tema deste mês será "autômatos" e serão exibidos três filmes: 2001: Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner e um filme surpresa.

Por Juliana Varella

Atualizado em 7 Mai 2014.