Guia da Semana

A audiodescrição serve para que pessoas com deficiência visual consigam assistir e entender melhor filmes, peças de teatro e outros espetáculos e obras de arte e é um recurso que pouco existe de forma permanente no Brasil e no mundo.

+ Confira o roteiro com os melhores sebos em São Paulo
+ Veja quais são as maiores apresentadoras da Tv brasileira

Apesar de ainda não ter salas específicas e permanentes com audiodescrição, São Paulo constantemente lança festivais com sessões especiais que utilizam o recurso. Além disso, há projetos em andamento para que salas de cinema se utilizem desse recurso de forma periódica.

Conheça as salas de cinema com audiodescrição em SP


Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo, popularmente conhecido como CCSP, passou por reforma em 2012 e foi reaberto em dezembro de 2012 após ter sido gastos R$10 milhões para reforma. A Sala Paulo Emílio será o local em que haverá audiodescrição e contará com uma programação repleta de títulos nacionais e diretores contemporâneos e foi lançada sem o recurso por atrasos por causa de processos burocráticos. Atualmente, o espaço conta com o programa de acessibilidade "Livre Acesso" que busca trazer espetáculos ao público com deficiência visual por meio da audiodescrição. Além de filmes, são exibidas peças de teatro e shows, configurando a única sala que realiza audiodescrição com maior frequência na cidade. Grande parte da programação do local é gratuita.

Rua Vergueiro, 1000 - (11) 3397-4000 Leia mais

CineSesc

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo sempre busca oferecer o máximo de comodidade e acessibilidade. Os filmes do festival geralmente são exibidos com duas legendas, uma em português e a outra geralmente em inglês, o que aumenta a acessibilidade de visitantes estrangeiros à cidade. Mas, além disso, o festival também busca oferecer boas opções para deficientes visuais. Constantemente buscam criar sessões especiais em diversos dias da semana durante a Mostra em que a sala de cinema exibe filmes com audiodescrição, algo ainda não comum no mundo. Nos filmes escolhidos, são disponibilizados 50 pontos e os deficientes podem ouvir tudo o que acontece no filme por meio deles. Mesmo produções legendadas têm as cenas traduzidas e descritas pelo profissional encarregado. Não apenas a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo traz atrações com audiodescrição; atualmente o CineSesc faz eventos periódicos que utilizam o serviço para servir um público maior, como o Dia das Crianças.

Rua Augusta, 2075 - (11) 3087-0500 Leia mais

Atualizado em 7 Jan 2014.