Guia da Semana

O Oscar 2017 finalmente revelará seus vencedores no próximo domingo, 26 de fevereiro. Para quem quer começar a maratona e ficar por dentro dos filmes que concorrem nas diversas categorias, reunimos todos os longas que estão em cartaz nos cinemas e os que podem ser alugados em serviços on demand, além de alguns curtas-metragens que estão disponíveis na íntegra na internet. Ao todo, são 62 filmes em competição, 34 dos quais você pode assistir hoje mesmo.Confira a lista completa de filmes do Oscar em cartaz:

Em cartaz nos cinemas:

La La Land - Cantando Estações

14 indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Ryan Gosling), Atriz (Emma Stone), Roteiro Original, Fotografia, Montagem, Edição de Som, Mixagem de Som, Design de Produção, Canção Original (City of Stars / Audition (The Fools Who Dream)), Trilha Sonora, Figurino.

A ficção apresenta a história de Mia [Emma Stone], uma aspirante a atriz, e Sebastian [Ryan Gosling], um músico de jazz dedicado, que estão lutando para sobreviver em uma cidade conhecida por esmagar as esperanças e quebrar os corações. Ambientado na moderna Los Angeles, este musical original fala sobre a vida cotidiana e explora a alegria e a dor de um casal que persegue os seus sonhos.

Moonlight – Sob a Luz do Luar

8 indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator Coadjuvante (Mahershala Ali), Atriz Coadjuvante (Naomie Harris), Fotografia, Montagem, Trilha Sonora Original e Roteiro Adaptado.

“Moonlight” acompanha a vida de um jovem negro e homossexual que cresce numa comunidade violenta em Miami, onde vive com sua mãe viciada e busca refúgio ao lado de um traficante de drogas.

A Chegada *

Onde? Nos cinemas e nas plataformas Now, Vivo Play, Google Play e ITunes.

8 indicações: Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Fotografia, Montagem, Edição de Som, Mixagem de Som, Design de Produção.

Quando um grupo de naves espaciais aterrissam em diferentes pontos do mundo, uma linguista é convocada pelo exército americano para mediar o contato com dois alienígenas, estabelecendo uma comunicação e descobrindo suas intenções na Terra. Baseado no conto “História da Sua Vida”, de Ted Chiang.

Manchester à Beira-Mar

6 indicações: Melhor Filme, Diretor, Ator (Casey Affleck), Ator Coadjuvante (Lucas Hedges), Atriz Coadjuvante (Michelle Williams), Roteiro Original.

Após a morte de seu irmão mais velho, Lee Chandler (Casey Affleck) fica chocado ao saber que foi nomeado guardião de seu sobrinho Patrick (Lucas Hedges). Lee retorna, de forma relutante, à Manchester à beira-mar para cuidar de Patrick, um espirituoso menino de 16 anos, e ainda vê-se forçado a lidar com o passado que o separou de sua mulher Randi (Michelle Williams).

Um Limite Entre Nós

4 indicações: Melhor Filme, Ator (Denzel Washington), Atriz Coadjuvante (Viola Davis), Roteiro Adaptado.

Adaptação da peça “Fences”, de August Wilson, o filme acompanha a vida de um homem negro que acredita ter perdido todas as chances de seguir seus sonhos por causa de sua cor. Sua frustração acaba sendo descontada no filho, cujas oportunidades ele mesmo poda, e na esposa, cuja parceria ele não valoriza.

Até o Último Homem

4 indicações: Melhor Filme, Diretor, Edição de Som, Mixagem de Som.

No novo filme de Mel Gibson, Andrew Garfield vive Desmond Doss, um soldado médico que participou da Segunda Guerra Mundial sob a condição de não tocar em armas, e acabou salvando dezenas de vidas sem disparar um tiro sequer. Baseado em uma história real.

A qualquer custo

4 indicações: Melhor Filme, Ator Coadjuvante (Jeff Bridges), Roteiro Original e Montagem.

O engenhoso Toby (Chris Pine) e o impulsivo Tannar (Bem Foster) são irmãos texanos que, após a morte da mãe, armam um plano para roubar as agências do banco que ameaça a falência das terras da família. Para eles, os assaltos são apenas parte de um estratagema que é o último esforço para retomar um futuro que lhes foi roubado. Os descuidos de Tannar, porém, fazem com que a dupla entre na mira de Marcus (Jeff Bridges), um Texas Ranger que procura por uma última grande perseguição nas vésperas de sua aposentadoria.

Jackie

3 indicações: Melhor Atriz (Natalie Portman, Trilha Sonora, Figurino.

Estrelada por Natalie Portman, a produção conta a história de Jacqueline Kennedy, que, inesperadamente viúva, lida com o trauma nos quatro dias posteriores ao assassinato de seu marido, o então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy. O longa é dirigido por Pablo Larraín (O Clube e No) e tem entre os produtores Darren Aronofsky (Cisne Negro).

Estrelas Além do Tempo

3 indicações: Melhor Filme, Atriz Coadjuvante (Octavia Spencer) e Roteiro Adaptado.

O filme conta a história real do time pioneiro formado por Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughn (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monae), três mulheres negras que trabalharam na NASA durante a segregação racial dos anos 60 e estiveram por trás de uma das maiores operações da história: o lançamento do astronauta John Glenn em órbita.

Um Homem Chamado Ove

2 indicações: Melhor Filme Estrangeiro, Cabelo e Maquiagem.

O longa sueco tem como protagonista um homem idoso que tenta se suicidar. Seus planos, porém, são interrompidos pela chegada de uma nova família no condomínio onde mora, e o qual fiscaliza rigorosamente há décadas.

Moana – Um Mar de Aventuras

2 indicações: Melhor Animação, Canção Original (How Far I’ll Go).

A animação traz para as telonas a história sobre uma adolescente polinésia de 16 anos que se aventura pelo Oceano Pacífico para desvendar o mistério que envolve seus ancestrais. Durante esta grande aventura, ela encontra o “espirituoso” e poderoso semideus Maui e, juntos, eles embarcam em uma viagem cheia de ação, enfrentando criaturas inusitadas e aprendendo importantes lições de vida.

Minha Vida de Abobrinha

1 indicação: Melhor Animação

O filme, com apenas uma hora de duração, conta a história de um menino de nove anos que ganha de sua mãe alcoólatra o apelido (nada carinhoso) de Abobrinha, e o adota para si. Quando ela sofre um acidente, ele é levado para um orfanato e, lá, precisa lidar com a hostilidade de outras crianças, com a culpa pela morte da mãe e com uma paixão repentina.

A Tartaruga Vermelha

1 indicação: Melhor Animação.

Sem diálogos, a animação é resultado da parceria entre o estúdio japonês Ghibli (de “A Viagem de Chihiro”) e a distribuidora francesa Wild Bunch, com direção do holandês Michael Dudok de Wit. O filme conta a história de um náufrago que se vê sozinho numa ilha deserta. Suas tentativas de fuga são frustradas por um animal invisível que destrói suas jangadas até que, um dia, uma tartaruga vermelha aparece em sua vida.

Eu Não Sou Seu Negro

1 indicação: Melhor Documentário.

Baseado num estudo inacabado de James Baldwin, o filme reconta a história da luta dos negros nos Estados Unidos, a partir de três figuras: Medgar Evers, Martin Luther King e Malcolm X.

Animais Noturnos

1 indicação: Melhor Ator Coadjuvante (Michael Shannon)

Susan (Amy Adams) é uma negociante de arte de Los Angeles que vive uma vida privilegiada, mas incompleta, ao lado de seu marido Hutton Morrow (Armie Hammer). Em um final de semana em que Hutton deve partir para uma de suas frequentes viagens de negócios, ela recebe um pacote inesperado: um livro escrito por seu ex-marido, Edward (Jake Gyllenhaal), dedicado a ela. Uma publicação violenta e desoladora.

Capitão Fantástico

1 indicação: Melhor Ator (Viggo Mortensen)

Protagonizado por Viggo Mortensen, o drama conta a história de um pai que se dedica ao máximo para transformar seus seis filhos em adultos extraordinários. Isolada da sociedade, a família será forçada a abandonar seu querido paraíso - criado em meio à floresta - quando é acometida por uma tragédia. A partir desse momento, a jornada para o mundo exterior passa a ser desafiadora, e a ideia do que é ser pai é colocada à prova.

Elle *

1 indicação: Melhor Atriz (Isabelle Huppert)

Onde? Nos cinemas e nas plataformas Now, Google Play e ITunes.

Dona de uma inovadora empresa de video games, Michelle tem a mesma postura rígida na sua vida pessoal e profissional. Sua confiança é perturbada quando ela é atacada em sua própria casa por um agressor desconhecido, mas, ao invés de buscar a ajuda da polícia, ela decide se reerguer e encontrar o criminoso para confrontá-lo de frente.

Toni Erdmann

1 indicação: Melhor Filme Estrangeiro.

“Toni Erdmann”, dirigido por Maren Ade, mostra o conflito entre uma mulher preocupada em se provar no trabalho, num meio masculino e competitivo, e seu pai, um professor de música extrovertido e piadista. Tentando se aproximar mais da filha, ele faz uma visita-surpresa ao apartamento dela, mas as coisas não saem como o esperado. Insistente, ele retorna, mas desta vez sob um alter-ego que finge trabalhar na mesma empresa que ela.

O Apartamento *

1 indicação: Melhor Filme Estrangeiro.

Onde? Nos cinemas e nas plataformas Now, Vivo Play.

Devido a riscos de desabamento do prédio onde mora, um jovem casal é forçado a mudar para um novo apartamento no centro de Teerã. Lá, um grave incidente ligado à inquilina anterior coloca em cheque a relação entre os dois.

*Também em VOD.

Disponíveis em serviços On Demand:

Florence – Quem É Essa Mulher?

2 indicações: Melhor Atriz (Meryl Streep), Figurino.

Onde? Now, Looke, Vivo, Google Play

Meryl Streep é Florence Foster na história real de uma rica herdeira novaiorquina que perseguiu seu sonho de se tornar uma grande cantora. Para ela sua voz era perfeita, mas para todos era hilariamente horrível. Seu companheiro, Bayfield (Hugh Grant), um aristocrata inglês, tenta protegê-la da verdade, mas ele enfrentará o seu maior desafio quando Florence decide fazer uma apresentação no Carnegie Hall.

Kubo e as Cordas Mágicas

2 indicações: Melhor Animação, Efeitos Visuais.

Onde? Now, Looke, Vivo, Youtube Filmes, Google Play, ITunes

Produzida pela Laika e com direção de Travis Knight, a animação “Kubo e as Cordas Mágicas” apresenta a história de Kubo, um garoto inteligente e bondoso que passa a maior parte do tempo cuidando de sua mãe, enquanto ganha a vida contando histórias. Certo dia, sua tranquilidade é interrompida quando ele acidentalmente invoca um espírito de seu passado que volta à procura de vingança.

A 13ª Emenda

1 indicação: Melhor Documentário.

Onde? Netflix

Dirigido por Ava DuVernay (“Selma”), o filme reúne estudiosos, ativistas e políticos para analisarem a relação entre a criminalização da população negra nos EUA e o boom do sistema prisional no país.

Extremis

1 indicação: Melhor Documentário em curta-metragem.

Onde? Netflix

O curta acompanha a rotina da UTI de um hospital na medida em que decisões de vida ou morte precisam ser tomadas por médicos e familiares.

Os Capacetes Brancos

1 indicação: Melhor Documentário em curta-metragem.

Onde? Netflix

Enquanto ataques aéreos diários castigam os civis na Síria, um grupo de resgate arrisca a vida para remover as vítimas dos escombros.

Life, Animated

1 indicação: Melhor Documentário

Onde? Netflix

O filme conta a história de um garoto autista que conseguiu encontrar uma forma de se expressar e interagir com o mundo por meio de animações da Walt Disney.

Trolls

1 indicação: Melhor Canção Original

Onde? Now (pré-lançamento), Vivo, Google Play, ITunes

Numa vila povoada por alegres e exageradamente otimistas criaturas coloridas chamadas Trolls, vive um Troll cinzento e mal-humorado. Quando uma festa acaba chamando a atenção de criaturas comedoras de Trolls, cabe a ele liderar seu povo numa jornada para resgatar seus amigos.

Doutor Estranho

1 indicação: Melhores efeitos visuais

Onde? Now (pré-lançamento), Vivo, Google Play, ITunes

Stephen Strange é um neurocirurgião mundialmente famoso e arrogante, que sofre um acidente de carro e tem suas mãos irremediavelmente afetadas. Desesperado, ele busca ajuda num templo misterioso, onde acaba aprendendo a dominar as artes ocultas e a acessar outras dimensões.

Fogo no Mar

1 indicação: Melhor Documentário

Onde? Now, Google Play, ITunes

O documentário captura a vida da ilha italiana de Lampedusa. Na costa sul da Itália, o local se tornou linha de frente na crise de imigração da Europa e virou manchete mundial nos últimos anos por ser o primeiro porto de escala para centenas de milhares de imigrantes da África e do Oriente Médio, que tentam fazer uma nova vida no continente europeu.

O Lagosta

1 indicação: Melhor Roteiro Original.

Onde? Google Play, ITunes

Depois de ver seu casamento fracassar, David (Colin Farrell) é enviado para O Hotel, onde os hóspedes têm 45 dias para encontrar um novo amor. Caso não sejam bem sucedidos, eles devem escolher um animal no qual gostariam de ser transformados, para viverem o resto de suas vidas.

Star Trek: Sem Fronteiras

1 indicação: Melhor Cabelo e Maquiagem.

Onde? Now, Looke, Vivo, Google Play, Sky, ITunes

Durante sua missão exploratória de cinco anos, a USS Enterprise é surpreendida por um ataque alienígena e sua tripulação fica espalhada por um planeta hostil, onde um novo inimigo planeja destruir a Federação.

Esquadrão Suicida

1 indicação: Melhor Cabelo e Maquiagem.

Onde? Now, Looke, YouTube Filmes, Google Play, Sky, ITunes

Monte uma equipe com os supervilões mais perigosos já encarcerados, dê-lhes o arsenal mais poderoso à disposição do governo e envie-os em uma missão a fim de derrotar uma entidade enigmática e invencível. No entanto, quando os membros deste grupo perceberem que não foram escolhidos para serem bem-sucedidos, será que aceitarão seu destino?

Mogli: O Menino Lobo

1 indicação: Melhores Efeitos Visuais.

Onde? Now, Vivo, Google Play, ITunes

Dirigido por Jon Favreau, o filme reconta a clássica história infantil com um elenco de animais criados em CGI. Quando Mogli, criado na selva, é obrigado a fugir após uma ameaça de Shere-Khan, seu caminho acaba cruzando o de um urso preguiçoso e uma pantera sábia, que o ajudarão a fazer a escolha certa.

Ave, César!

1 indicação: Melhor Design de Produção.

Onde? Now, Vivo, Looke, Google Play, Sky, ITunes

Na comédia dos irmãos Coen, um produtor de Hollywood se esforça para manter sob controle todos os problemas que surgem no estúdio, incluindo um astro que é sequestrado durante as filmagens de seu filme mais ambicioso.

Zootopia

1 indicação: Melhor Animação.

Onde? Now, Vivo, YouTube Filmes, Google Play, Sky, ITunes

Judy Hops sonha em se tornar a primeira policial coelha de Zootopia – uma grande cidade habitada por todos os tipos de animais. Quando uma série de desaparecimentos começam a acontecer, ela vê sua chance de provar seu valor e se une a uma raposa para resolver o mistério.

13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi

1 indicação: Melhor Mixagem de Som.

Onde? Looke, Vivo, Google Play, ITunes

Baseado em fatos reais, o longa conta a história de um grupo de seis soldados privados que trabalhavam num complexo da CIA em Benghazi, na Líbia, em 2012. Em um aniversário dos atentados de 11 de setembro, eles precisam defender um posto diplomático que recebe a visita de um embaixador americano, tornando-se rapidamente alvo de terroristas.

Disponíveis de graça na internet:

Pearl

1 indicação: Melhor Curta-metragem de Animação.

Primeira animação em realidade virtual de 360 graus a concorrer ao Oscar, “Pearl” pode ser assistido de graça no YouTube, já que demonstra uma tecnologia criada pelo Google. O filme se passa dentro de um carro, onde um pai solteiro cria sua filha entre passeios e viagens. O curta pode ser visto em 360 graus por meio do app Google Spotlight Stories, ou em 2D no vídeo acima.

Joe’s Violin

1 indicação: Melhor Documentário em Curta-metragem.

Disponível online por meio do projeto Screening Room da revista americana New Yorker (acima), o curta conta a história real de um sobrevivente do Holocausto, de 91 anos, que doou seu violino para um projeto social e acabou ajudando uma garota de 12 anos do Bronx.

Oscar 2017:

Musical concorre a 14 prêmios e atriz é indicada pela 20ª vez

“Moonlight” chega aos cinemas brasileiros às vésperas do Oscar 2017

Filme narra a história de um garoto negro que se descobre gay numa comunidade preconceituosa e violenta

8 referências cinematográficas em

Vem ver quais foram os clássicos do cinema musical que inspiraram o filme!

“A Chegada”: novo filme de Denis Villeneuve prova que a ficção científica pode ser o gênero mais humano do cinema

Com drama, filosofia e ficção científica, filme se impõe como um dos concorrentes mais completos para o Oscar 2017

Por Juliana Varella

Atualizado em 24 Fev 2017.