Guia da Semana
Cinema
Por Mariana Morais

Conheça as adaptações de Anna Karenina

Filme baseado na obra de Tolstoi já teve 5 remakes. Anna Karenina já foi vivida por Greta Garbo, Vivien Leigh e Keira Nightly.

Anna Karenina com Keira Nightly estreia em 15 de março (Divulgação)

Com a estreia de Anna Karenina se aproximando – chega aos cinemas brasileiros em 15 de março –, não temos como não pensar na atuação de Greta Garbo (1935) e não torcer pelo trabalho de Keira Nightly em mais uma parceria com Joe Wright, que a dirigiu também em Desejo e Reparação e Orgulho e Preconceito.

+ Conheça os indicados aos Oscar
+ Veja as estreias da semana
+ Confira 10 filmes imperdíveis que estreiam em fevereiro

Anna Karenina é um livro de Liev Tolstoi, autor de Guerra e Paz, que foi publicado no fim do século 19 criando uma personagem feminina que denunciou as estruturas hipócritas das famílias tradicionais. A trama se passa na Rússia czarista e retrata um caso extra-conjugal vivido por Anna Karenina, uma mulher casada e mãe de um garoto pequeno. Ela se apaixona pelo charmoso conde Vronsky e abandona sua família para viver com ele, chocando a sociedade e gerando consequências trágicas.

Conheça as outras versões de Anna Karenina para o cinema abaixo:

>> 1935

A primeira versão de Anna Karenina para o cinema trouxe ninguém menos que a diva Greta Garbo na pele da heroína. Mas um pouco antes disso, em 1927, foi lançado um filme mudo chamado Love, em que a atriz interpretou a irreverente Karenina. Em 35, Garbo volta a fazer esse papel com o longa-metragem Anna Karenina, dirigido pelo americano Clarence Brown. Essa versão contou também com Fredrich March na pele do conde Vronsky, ator que ganhou o Oscar pelo filme O Médico e o Monstro, em 1931.

>> 1948

Nesta versão,o casal Anna Karenina e Alexei Karenin foram interpretados por outra dupla de astros da época: Vivien Leigh, a musa de E o Vento Levou, e Ralph Richardson, que fez Spartacus e Doutor Jivago. De produção britânica, a direção ficou por conta de Julien Duviver (Seis Destinos), um dos cineastas franceses mais importantes do cinema, contemporâneo de Jean Renoir e Ingmar Bergman. Coisa fina!

>> 1967

Depois de produções britânica e americana de Anna Karenina, em 1967, o filme ganhou um remake russo. Dirigido por Aleksandr Zarkhi, o filme é pouco conhecido na América e na Europa Ocidental, mas quando se fala em Anna Karenina é na atriz Tatyana Samoylova que os russos pensam.

>> 1997

Do diretor britânico Bernard Rose, em 1997, quem interpretou Anna Karenina foi a atriz francesa Sophie Marceau, conhecida internacionalmente por seus trabalhos nos filmes Coração Valente e 007 - O mundo não é o bastante. O papel do conde Vronksy ficou para Sean Bean, que fez a trilogia O Senhor dos Anéis e a série Game of Thrones.

>> 2012

Mais uma parceria entre o diretor Joe Wright (Orgulho e Preconceito) e Keira Nightly, a nova versão de Anna Karenina foi indicada a quatro categorias no Oscar 2013 e levou o prêmio de melhor figurino. No remake moderno do longa, aparecem ainda os atores Jude Law, interpretando o marido Alexei Karenin e Aaron Johnson, de O Garoto de Liverpool, como o conde Vronsky.


Por Mariana Morais

Atualizado em 16 Mar 2013.

Mais notícias

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema

Mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro

Cinema