Guia da Semana

Desde sua primeira edição em 2010, o Festival Varilux de Cinema Francês tem trazido a dezenas de cidades brasileiras o melhor da produção francesa recente. Todos os anos, também, a organização presenteia o público com a presença de diretores internacionais, aproximando fãs e interessados em cinema dos profissionais representados no festival.

Este ano, oito nomes estão confirmados para desembarcar no Brasil – entre eles, o diretor Jean-Pierre Jeunet, que dará uma aula magna na FAAP, em São Paulo, e na UFRJ no Rio de Janeiro. A atriz Isabelle Huppert, que estrela dois filmes no festival, também virá ao país.

Saiba mais sobre os convidados do Festival Varilux 2014:

Jean-Pierre Jeunet


O filme mais conhecido de Jeunet é “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, não por acaso um romance temperado com fantasia. Desde os primeiros trabalhos, o diretor valorizou a criatividade, tendo começado com curta-metragens de ficção científica, dirigido o quarto filme da franquia “Alien” e recusado a direção de Harry Potter e a Ordem da Fênix por não ter espaço para criar. Seu novo longa, “Uma Viagem Extraordinária”, adapta o livro de Reif Larsen sobre um pequeno inventor.

Isabelle Huppert


A atriz é conhecida desde os anos 70 no cinema francês, e ganhou reconhecimento internacional com "A Professora de Piano" (Michael Haneke), além de estrelar "Madame Bovary" na adaptação de Claude Chabrol e "8 Mulheres", sob direção de François Ozon. Huppert vem ao Brasil divulgar os filmes “Um Amor em Paris”, de Marc Fitoussi, e “Uma Relação Delicada”, de Catherine Breillat

Nicole Garcia


Dona do César de Melhor Atriz Coadjuvante por “Le Cavaleur”, Nicole Garcia estreou na direção em 1990 e, desde então, vem equilibrando as duas carreiras no cinema, tendo dirigido Catherine Deneuve em “Place Vendôme” e Jean Dujardin em “Uma Varanda Para o Mar”. Este ano, ela traz para o festival a comédia dramática “Um Belo Domingo”, sobre um trio de abandonados que se une como uma família.

Philippe Claudel


Quase estreante na direção (“Antes do Inverno” é seu terceiro longa), Philippe Claudel é mais experiente como escritor e roteirista, tendo tido um livro seu adaptado para o cinema (“Les âmes grises”). Seu primeiro trabalho como diretor, “Há Tanto Tempo que te Amo”, foi vencedor do César de Melhor Primeiro Filme com a história de uma ex-detenta. Agora, Claudel apresenta seu novo drama sobre relações baseadas em mentiras.

Jean-Marie Larrieu


Um dos irmãos Larrieu vem ao Brasil para divulgar “O Amor é um Crime Perfeito”, suspense sobre um professor universitário que é o principal suspeito de um crime envolvendo uma aluna. Jean-Marie e Arnaud trabalham juntos desde os anos 80, assinando curtas e longas, como “Pintar ou Fazer Amor”, indicado à Palma de Ouro.

Marc Fitoussi


Fitoussi tem poucos filmes no currículo, mas já foi indicado ao César (pelo média “Bonbon au poivre”) e dirigiu a atriz Isabelle Huppert em “Copacabana”, exibido no Festival de Cannes. Este ano, o diretor volta a trabalhar com a francesa em “Um Amor em Paris”, sobre um casal em crise depois que os filhos saem de casa.

Laurent Tuel


O fanatismo é um tema recorrente na obra de Laurent Tuel. Diretor desde os 23, ele alcançou a fama com o longa “Jean-Philippe”, em 2006, sobre um fã que se sente perdido quando seu ídolo deixa de existir. Agora, Tuel traz ao festival a comédia “A Grande Volta”, sobre um ciclista apaixonado pelo Tour de France, que percorre um trecho da prova antes dos profissionais e acaba sendo perseguido pelo líder.

Jalil Lespert


Outro ator que se aventurou atrás das câmeras foi Jalil Lespert, que apresenta seu terceiro longa-metragem durante o festival - uma biografia de Yves Saint Laurent, com Guillaume Gallienne. Lespert atua no cinema francês desde 1999, quanto protagonizou o longa de Laurent Cantet, “Recursos Humanos”. O ator também trabalhou com Alain Resnais em “Na boca, não” (2003).

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Abr 2014.