Guia da Semana

Todos os anos, o Guia da Semana fica de olho nos grandes festivais de cinema para saber quais são os filmes que vão virar assunto na próxima temporada. Cannes, Sundance, Toronto, Berlim, todos são essenciais para o mercado internacional, mas você já parou para pensar que também temos festivais importantíssimos bem aqui, no Brasil?

Reunimos os principais festivais de cinema que você pode visitar sem sair do país. Confira:

Festivais tradicionais:

Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Próxima edição: 47ª / setembro 2014

O Festival de Brasília foi o primeiro do Brasil e acontece religiosamente desde 1965, com exceção, apenas, das edições de 1972 a 1974, quando foi censurado pelo regime militar. São exibidos longas e curtas-metragens de todos os gêneros produzidos no Brasil. Neste ano, o evento acontece entre 16 e 24 de setembro na capital e em outras cinco cidades da região (as inscrições já estão encerradas).

Festival de Cinema de Gramado

Próxima edição: 42ª / agosto 2014

O festival de Gramado é um dos mais badalados, frequentado por celebridades e premiado com o mais famoso dos troféus brasileiros: o Kikito. O evento sempre recebeu filmes nacionais, mas passou a receber produções de outros países da América Latina, em 1992. Este ano, o festival acontece entre 8 e 16 de agosto.

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Próxima edição: 38ª / outubro 2014

Apesar de não levar “festival” no nome, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo é o evento cinematográfico mais esperado do ano para os paulistanos. A Mostra, como é chamada, reúne uma quantidade massiva de lançamentos nacionais e internacionais (com foco no cinema de arte), além de sempre trazer clássicos e raridades em sua programação. A 38ª edição acontece entre 16 e 30 de outubro.

Festival de Curtas Kinoforum

Próxima edição: 25ª / agosto 2014

O festival internacional de curtas-metragens de São Paulo acontece há 25 anos com uma vasta programação gratuita. O evento reúne centenas de títulos nacionais e internacionais produzidos no último ano e, diferente de outros festivais, não é competitivo. A próxima edição será realizada de 21 a 29 de agosto.

Anima Mundi

Próxima edição: 22ª / agosto 2014

O Festival Internacional de Animação Anima Mundi é a principal vitrine de animações da América Latina. Realizado há 22 anos – primeiro apenas no Rio de Janeiro, depois também em São Paulo. O festival reúne curtas e longas-metragens de diversos países e costuma receber profissionais da área para palestras e oficinas. Este ano, acontece entre 25 de julho e 3 de agosto (RJ) e 6 e 10 de agosto (SP).

Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá

Próxima edição: 20ª / fevereiro 2015

Também conhecido como “Cinemato”, o festival de Cuiabá reúne curtas e longas-metragens nacionais numa programação gratuita. Ele é o único festival no Mato Grosso que reúne todos os gêneros, incluindo videoclipes, vídeos feitos com o celular ou para a internet, além dos curtas e longas-metragens tradicionais, em película e digitais.

É Tudo Verdade

Próxima edição: 20ª / abril 2015

O festival internacional de documentários É Tudo Verdade é o mais importante festival do gênero na América do Sul e acontece simultaneamente em São Paulo e no Rio de Janeiro. O evento exibe filmes nacionais e internacionais em mostras competitivas e livres, além de retrospectivas temáticas e homenagens a cineastas.

Cine PE - Festival do Audiovisual

Próxima edição: 19ª / abril 2015

Mais conhecido como Festival do Recife, o Cine PE reúne filmes do Brasil e do mundo numa seleção enxuta, que reserva um espaço cativo para a produção pernambucana. Em 2014, a mostra de curtas passou a integrar a programação oficial do evento, que exibiu 27 títulos, sendo 22 nacionais.

Mostra de Cinema de Tiradentes

Próxima edição: 18ª / janeiro 2015

Muito prestigiada por críticos e profissionais da área, a mostra de Tiradentes serve de vitrine para a produção contemporânea brasileira e promove encontros entre o público e os realizadores. A programação é gratuita e exclusivamente nacional, incluindo longas e curtas-metragens, além de oficinas e uma mostra infantil.

Festival do Rio

Próxima edição: 16ª / setembro e outubro 2014

O Festival Internacional do Rio nasceu da união de dois outros festivais cariocas (o Rio Cine e a Mostra Banco Nacional de Cinema), por isso tem bastante tradição no mercado, somando cerca de 30 anos de experiência. O festival costuma trazer as mesmas produções que circulam nos festivais internacionais, além de uma extensa seleção de filmes brasileiros, e, como neles, é acompanhado por uma feira de negócios para os realizadores. Este ano, o evento acontece entre 25 de setembro e 9 de outubro.

Festivais novos:

Paulínia Film Festival

Edição atual: 6ª / julho 2014

A sexta edição do Festival de Paulínia acontece entre 22 e 27 de julho deste ano. O festival, que marca um dos poucos polos cinematográficos do país, foi interrompido em 2012 e voltou com uma programação simbólica em 2013, até retornar na forma completa em 2014. Personalidades do cinema e da televisão costumam circular pelos tapetes do evento, que trazem um glamour inspirado nos grandes festivais e contam, este ano, com convidados internacionais divulgando seus filmes mais recentes. As sessões são gratuitas e abertas ao público.

Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

Próxima edição: 4ª / s/d 2015

Em sua terceira edição, o festival Olhar de Cinema já entrou para o calendário nacional obrigatório. A programação costuma reunir perto de uma centena de filmes, entre curtas e longas-metragens de diferentes países, e destaca-se pelos seminários e oficinas, servindo de espaço de debate sobre o mercado audiovisual.

BIFF - Brasília International Film Festival

Próxima edição: 3ª / agosto a setembro 2014

Apenas em sua terceira edição, o festival internacional de Brasília oferece um contraponto ao tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, trazendo produções inéditas de outros países e convidados especiais. Este ano, o evento contará com a presença de Geraldine Chaplin, atriz e filha de Charles Chaplin, e do crítico francês Charles Tesson. O festival acontece entre 28 de agosto e 6 de setembro.

Por Juliana Varella

Atualizado em 28 Jul 2014.