Guia da Semana

Começa em julho a 22ª edição do festival de animação Anima Mundi. O evento tem início no Rio de Janeiro no dia 25, onde fica até 3 de agosto, e segue para São Paulo entre os dias 6 e 10 de agosto. Este ano, as animações serão exibidas em cinco espaços: Fundição Progresso (RJ), Espaço Itaú de Cinema (RJ), Oi Futuro Ipanema (RJ, Centro Cultural Light (RJ) e Espaço Itaú de Cinema Augusta (SP). A partir de setembro, parte da programação sai em turnê pelo país.

A organização do festival recebeu um recorde de 1928 inscrições, das quais 418 poderão ser vistas pelo público nas mostras com competitivas (Galeria, Portifolio, Longas-Metragens, Curtas-Metragens, Curtas Infantis) e livres (Futuro Animador, Animador em Curso, Panorama, Olho Neles, Longas Panorama).

Além dos filmes, a programação inclui encontros com animadores convidados (Papos Animados), Master Classes e debates no Anima Forum (sob inscrição prévia no site) e oficinas gratuitas para as crianças. Os nomes dos visitantes incluem Chris Landreth, Robert Balser, Frederic Guillaume, Eric Goldberg, Miwa Matreyek e Céu D’Ellia.

Quem assina a identidade visual desta edição é Ennio Torresan, diretor do departamento de histórias do estúdio de animação DreamWorks. Ao todo, 47 países participam do festival, com destaque para França, Alemanha e Brasil, que apresenta 109 filmes, incluindo o vencedor do Festival de Annecy 2014, “O Menino e o Mundo”.

Confira a programação completa:

São Paulo

Rio de Janeiro

Por Juliana Varella

Atualizado em 15 Jul 2014.