Guia da Semana

Nem só para adolescentes são feitas as comédias românticas. Dando sequência ao divertido água-com-açúcar de 2011, “O Exótico Hotel Marigold 2” traz de volta o elenco de setentões e oitentões numa nova história cheia de paixonites, desentendimentos e aprendizagens.

Depois de atrair a primeira leva de britânicos aposentados para seu hotel/casa de repouso indiano, Sonny (Dev Patel, que rouba a cena desde o primeiro minuto) decide investir num segundo endereço – como ele diz, o “segundo melhor hotel exótico de Marigold”. O problema é que, para fazer a expansão, ele precisa agradar a um fiscal de hotéis que virá à paisana e ainda enfrentar a concorrência (nos negócios e no amor) do sedutor Kushal (Shazad Latif).

Paralelamente, os moradores do hotel têm seus próprios dilemas a enfrentar. Evelyn (Judi Dench) e Douglas (Bill Nighly) querem ficar juntos, mas não encontram a coragem para isso. Madge (Celia Imrie) tem tantos pretendentes que não consegue decidir com qual se casar. Já Norman (Ronald Pickup) acha que contratou acidentalmente um matador de aluguel para sua querida Carol (Diana Hardcastle) e agora precisa segui-la em todos os lugares.

Maggie Smith ganha destaque no papel de Muriel Donnely, a irresistivelmente mal-humorada mentora de Sonny que observa todos os tropeços do pupilo sem perder a esperança. Novos personagens, interpretados por Richard Gere e Tamsin Greig (em papéis bastante previsíveis), são adicionados à mistura, diversificando um pouco mais a faixa etária do filme.

O filme tem o espírito otimista e festivo de um sucesso de Bollywood (com direito à dancinha tradicional de encerramento) com os clichês reconfortantes de uma comédia romântica americana. Todos os casais apresentados, é claro, terão seu final feliz e, de um jeito ou de outro, sabemos que Sonny conseguirá abrir seu segundo hotel.

O que faz o longa valer mais a pena do que outros tantos semelhantes no mercado é justamente esse elenco veterano: Smith e Dench são tão espontâneas que o roteiro, em suas mãos, jamais soa forçado. Além disso, assistir a esses atores e atrizes em plena atividade faz com que repensemos o papel da terceira idade na vida real e na ficção – afinal, é perfeitamente compreensível que seus personagens formem um grupo igualmente inquieto, empenhado em trabalhos profissionais, paqueras, traições e novos casamentos. Por que não?

“O Exótico Hotel Marigold 2” estreia no dia 7 de maio e é um alívio bem vindo em meio a uma temporada marcada por grandes blockbusters de ação e pequenos dramas pesados. Vale seu ingresso.

Por Juliana Varella

Atualizado em 28 Abr 2015.