Guia da Semana

Chega aos cinemas nestas férias o quarto filme da franquia “Alvin e Os Esquilos”, opção certeira para entreter a criançada. Com o subtítulo “Na Estrada”, o filme novamente mistura animação e live action para contar uma história infantil com boas mensagens, num formato de road movie que funciona muito bem.

No novo longa, os esquilos Alvin, Theodore e Simon descobrem que Dave (Jason Lee), seu pai de criação, está namorando sério e pode pedir a moça em casamento durante uma viagem a Miami. O problema é que o filho dela, Miles (Josh Green), não gosta do trio e brinca de maltratá-los quando ninguém está olhando. Como se não bastasse, os quatro terão que ficar juntos até o casal voltar.

Temendo que o casamento signifique que Dave irá abandoná-los, ou que Miles se tornará seu novo irmão, os esquilos decidem se unir ao “inimigo” e impedir que o pedido aconteça. Juntos, eles cruzam o país numa viagem cheia de cantorias e encrencas e, aos poucos, percebem que a nova companhia não é tão ruim assim.

“Alvin e Os Esquilos: Na Estrada” é um bom filme para crianças, com uma mensagem familiar cativante e um humor que não se mostra ofensivo em momento algum. Além disso, é uma aventura divertida e bastante musical (a escolha das canções é questionável, especialmente na sequência ambientada em New Orleans, mas cada geração tem seu estilo).

Para os adultos, o longa incomoda um pouco pelo excesso de recursos manjados, como o vilão (Tony Hale) que descobre ter se tatuado após uma noite de bebedeira, ou o amigo que salva o outro de um acidente se jogando na frente de um carro. À exceção disso, o filme tem sua graça e deve agradar aos fãs da franquia. A estreia acontece no dia 24 de dezembro no Brasil e haverá pré-estreias pagas a partir do dia 17.

Por Juliana Varella

Atualizado em 15 Dez 2015.