Guia da Semana

Estreia neste fim de semana o sexto filme da franquia “Alien”, “Alien: Covenant”. Este, porém, não é o sexto episódio na cronologia da história – ele, na verdade, se passa antes do original, “Alien, O Oitavo Passageiro” (1979), e após os eventos de “Prometheus” (2012). Ficou confuso? Então confira um resumo de cada um dos filmes da série e entenda onde eles se encaixam no universo criado por Ridley Scott:

ALERTA: contém spoilers de todos os filmes, exceto “Alien: Covenant”.

Prometheus (Ridley Scott, 2012)

Ano: 2093

Planeta: LV-223

Nave: Prometheus

Após encontrar pinturas rupestres indicando uma formação específica de planetas e uma criatura gigante, um casal de arqueólogos (Elizabeth e Charlie) embarca numa viagem interestelar rumo a o que eles acreditam ser a espécie alienígena que criou a raça humana (os “Engenheiros”). Lá, o que eles encontram é uma instalação militar carregada de recipientes com uma arma biológica – uma gosma negra que, em contato com organismos vivos, pode gerar embriões de xenomorfos (aqueles que explodem o peito) ou, simplesmente, explodir suas cabeças de dentro para fora. Eventualmente, eles descobrem que parte dessas armas estava destinada para a Terra.

Junto com a tripulação da Prometheus está David, um androide com gosto pela arte e uma curiosidade profunda que se interessa pela gosma negra e decide fazer experiências com seus colegas humanos, dando início a uma carnificina. No final, depois de derrotarem alguns xenomorfos e um Engenheiro, Elizabeth se alia a David para conseguir pilotar uma nave alienígena em direção ao verdadeiro planeta dos Engenheiros, em busca de respostas.

Alien: Covenant (Ridley Scott, 2017)

Ano: 2103

Planeta: não informado

Nave: Covenant

No segundo filme da franquia (cronologicamente falando), uma nova tripulação está viajando pelo espaço rumo a um planeta chamado Oregae-6, onde deverão implantar uma colônia humana. Sete anos antes de chegarem ao destino, entretanto, um acidente danifica a nave e desperta todos os tripulantes, que decidem aterrissar em outra estrela próxima – que, eles descobrem depois, é o mesmo planeta para onde David e Elizabeth foram no final de “Prometheus”, o lar dos Engenheiros.

Lá, o grupo, que também é acompanhado por um androide (idêntico a David, mas chamado Walter), encontra David, que explica o que aconteceu com sua nave, com Elizabeth e com o povo local.

Alien, O Oitavo Passageiro (Ridley Scott, 1979)

Ano: 2122

Planeta: LV-426

Nave: Nostromo

Uma nave comercial decide atender a um pedido de socorro de uma lua próxima, LV-426. Lá, um dos tripulantes encontra um ovo de xenomorfo e é atacado por uma criatura que se prende ao seu rosto. De volta à nave, a equipe consegue retirar a criatura, mas, pouco depois, um alien explode de dentro do tórax da vítima, escapando e crescendo significativamente em pouco tempo. Enquanto caça o xenomorfo, Ellen Ripley (Sigourney Weaver) descobre que o androide a bordo da Nostromo, Ash, tinha sido incumbido de levar o alienígena de volta para a Terra, para fins militares. Ao final do filme, Ripley é a única sobrevivente, ao lado do gato Jones.

Aliens, O Resgate (James Cameron, 1986)

Ano: 2179

Planeta: LV-426

Nave: Sulaco

Depois de dormir por 57 anos e ser resgatada pela Terra, Ellen Ripley é enviada junto com uma expedição de resgate para uma colônia no planeta LV-426, que deixou de responder aos chamados. Lá, eles encontram apenas uma menina e descobrem que o restante da população está sendo mantida numa estação como hospedeira de embriões de xenomorfos. Mais uma vez, um dos tripulantes tem a intenção de levar um alien para a Terra, para usá-lo como arma biológica. No final, Ripley, a garotinha e o capitão são os únicos sobreviventes, depois de derrotarem uma Rainha.

Alien 3 (David Fincher, 1992)

Ano: 2180

Planeta: Fiorina-161

Nave: Sulaco

Quando um ovo gera um xenomorfo dentro da nave Sulaco, Ripley (agora a única sobrevivente) escapa numa cápsula de fuga e faz um pouso forçado numa colônia prisional habitada apenas por homens. Porém, um alien consegue infectar um cão e dá origem a um novo híbrido. A criatura mata quem encontra, mas permite que Ripley sobreviva. Desconfiada, ela descobre que está gestando uma Rainha dentro de si e que a nave de resgate que está a caminho, na verdade, quer se apossar desse embrião. Ao fim, Ripley se sacrifica, levando junto a Rainha.

Alien: A Ressurreição (Jean-Pierre Jeunet, 1997)

Ano: 2380

Planeta: nenhum

Nave: USM Auriga

Duzentos anos após a morte de Ripley, um grupo militar consegue cloná-la, na tentativa de recuperar a Rainha que ela carregava. O resultado é uma Ripley-8 com habilidades híbridas do xenomorfo, incluindo uma conexão mental com a criatura. A Rainha, porém, também é recriada e consegue escapar, iniciando sua matança depois de já ter gerado outros ovos. Ripley descobre que a Rainha está “grávida” de um híbrido, e mata a nova criatura pouco depois de ela matar a mãe. A nave é reprogramada para colidir com a Terra na intenção de eliminar as ameaças restantes, enquanto Ripley e um androide escapam numa segunda embarcação.

5 Motivos para conferir o novo “Alien: Covenant” nos cinemas

Filme é sequência de “Prometheus” e traz de volta o androide vivido por Michael Fassbender

Noitão Alien: Ridley Scott

Estreia de “Alien: Covenant” será exibida dentro da cronologia da série idealizada por Ridley Scott

Escape 60 inaugura sala inspirada em “Alien: Covenant”

Público deve escapar de uma nave espacial para não ser morto pelo Alien

Por Juliana Varella

Atualizado em 12 Mai 2017.