Guia da Semana
Cinema
Por Juliana Varella

38 anos de “Alien” – relembre todos os filmes da franquia e entenda onde se encaixa cada um

Entenda a linha do tempo da franquia criada por Ridley Scott.

Franquia foi lançada em 1979 por Ridley Scott e já conta com seis filmes (Foto: Divulgação)

Estreia neste fim de semana o sexto filme da franquia “Alien”, “Alien: Covenant”. Este, porém, não é o sexto episódio na cronologia da história – ele, na verdade, se passa antes do original, “Alien, O Oitavo Passageiro” (1979), e após os eventos de “Prometheus” (2012). Ficou confuso? Então confira um resumo de cada um dos filmes da série e entenda onde eles se encaixam no universo criado por Ridley Scott:

ALERTA: contém spoilers de todos os filmes, exceto “Alien: Covenant”.

Prometheus (Ridley Scott, 2012)

Ano: 2093

Planeta: LV-223

Nave: Prometheus

Após encontrar pinturas rupestres indicando uma formação específica de planetas e uma criatura gigante, um casal de arqueólogos (Elizabeth e Charlie) embarca numa viagem interestelar rumo a o que eles acreditam ser a espécie alienígena que criou a raça humana (os “Engenheiros”). Lá, o que eles encontram é uma instalação militar carregada de recipientes com uma arma biológica – uma gosma negra que, em contato com organismos vivos, pode gerar embriões de xenomorfos (aqueles que explodem o peito) ou, simplesmente, explodir suas cabeças de dentro para fora. Eventualmente, eles descobrem que parte dessas armas estava destinada para a Terra.

Junto com a tripulação da Prometheus está David, um androide com gosto pela arte e uma curiosidade profunda que se interessa pela gosma negra e decide fazer experiências com seus colegas humanos, dando início a uma carnificina. No final, depois de derrotarem alguns xenomorfos e um Engenheiro, Elizabeth se alia a David para conseguir pilotar uma nave alienígena em direção ao verdadeiro planeta dos Engenheiros, em busca de respostas.

Alien: Covenant (Ridley Scott, 2017)

Ano: 2103

Planeta: não informado

Nave: Covenant

No segundo filme da franquia (cronologicamente falando), uma nova tripulação está viajando pelo espaço rumo a um planeta chamado Oregae-6, onde deverão implantar uma colônia humana. Sete anos antes de chegarem ao destino, entretanto, um acidente danifica a nave e desperta todos os tripulantes, que decidem aterrissar em outra estrela próxima – que, eles descobrem depois, é o mesmo planeta para onde David e Elizabeth foram no final de “Prometheus”, o lar dos Engenheiros.

Lá, o grupo, que também é acompanhado por um androide (idêntico a David, mas chamado Walter), encontra David, que explica o que aconteceu com sua nave, com Elizabeth e com o povo local.

Alien, O Oitavo Passageiro (Ridley Scott, 1979)

Ano: 2122

Planeta: LV-426

Nave: Nostromo

Uma nave comercial decide atender a um pedido de socorro de uma lua próxima, LV-426. Lá, um dos tripulantes encontra um ovo de xenomorfo e é atacado por uma criatura que se prende ao seu rosto. De volta à nave, a equipe consegue retirar a criatura, mas, pouco depois, um alien explode de dentro do tórax da vítima, escapando e crescendo significativamente em pouco tempo. Enquanto caça o xenomorfo, Ellen Ripley (Sigourney Weaver) descobre que o androide a bordo da Nostromo, Ash, tinha sido incumbido de levar o alienígena de volta para a Terra, para fins militares. Ao final do filme, Ripley é a única sobrevivente, ao lado do gato Jones.

Aliens, O Resgate (James Cameron, 1986)

Ano: 2179

Planeta: LV-426

Nave: Sulaco

Depois de dormir por 57 anos e ser resgatada pela Terra, Ellen Ripley é enviada junto com uma expedição de resgate para uma colônia no planeta LV-426, que deixou de responder aos chamados. Lá, eles encontram apenas uma menina e descobrem que o restante da população está sendo mantida numa estação como hospedeira de embriões de xenomorfos. Mais uma vez, um dos tripulantes tem a intenção de levar um alien para a Terra, para usá-lo como arma biológica. No final, Ripley, a garotinha e o capitão são os únicos sobreviventes, depois de derrotarem uma Rainha.

Alien 3 (David Fincher, 1992)

Ano: 2180

Planeta: Fiorina-161

Nave: Sulaco

Quando um ovo gera um xenomorfo dentro da nave Sulaco, Ripley (agora a única sobrevivente) escapa numa cápsula de fuga e faz um pouso forçado numa colônia prisional habitada apenas por homens. Porém, um alien consegue infectar um cão e dá origem a um novo híbrido. A criatura mata quem encontra, mas permite que Ripley sobreviva. Desconfiada, ela descobre que está gestando uma Rainha dentro de si e que a nave de resgate que está a caminho, na verdade, quer se apossar desse embrião. Ao fim, Ripley se sacrifica, levando junto a Rainha.

Alien: A Ressurreição (Jean-Pierre Jeunet, 1997)

Ano: 2380

Planeta: nenhum

Nave: USM Auriga

Duzentos anos após a morte de Ripley, um grupo militar consegue cloná-la, na tentativa de recuperar a Rainha que ela carregava. O resultado é uma Ripley-8 com habilidades híbridas do xenomorfo, incluindo uma conexão mental com a criatura. A Rainha, porém, também é recriada e consegue escapar, iniciando sua matança depois de já ter gerado outros ovos. Ripley descobre que a Rainha está “grávida” de um híbrido, e mata a nova criatura pouco depois de ela matar a mãe. A nave é reprogramada para colidir com a Terra na intenção de eliminar as ameaças restantes, enquanto Ripley e um androide escapam numa segunda embarcação.

5 Motivos para conferir o novo “Alien: Covenant” nos cinemas

Filme é sequência de “Prometheus” e traz de volta o androide vivido por Michael Fassbender

Noitão Alien: Ridley Scott

Estreia de “Alien: Covenant” será exibida dentro da cronologia da série idealizada por Ridley Scott

Escape 60 inaugura sala inspirada em “Alien: Covenant”

Público deve escapar de uma nave espacial para não ser morto pelo Alien


Por Juliana Varella

Atualizado em 12 Mai 2017.

Mais notícias

Saiba como assistir ao Oscar 2021 na TV e Internet

Cinema

Divulgados trailer e pôster inéditos do filme "Cruella"; confira!

Cinema

Resenha: 'En las estrellas'

Cinema

Confira a lista dos indicados ao Oscar 2021

Cinema

Oscar 2021: saiba onde assistir aos filmes indicados

Cinema

10 mostras de cinema online para conferir em março de 2021

Cinema