Guia da Semana

O festival É Tudo Verdade chega a sua 18ª edição e acontece em São Paulo e Rio de Janeiro simultaneamente entre os dias 4 e 14 de abril em várias salas de cinema das duas cidades. Com 82 títulos de 26 países na programação, o evento vai homenagear o soviético Dziga Vertov, um dos mais importantes documentaristas do cinema.

+ Saiba quais filmes estreiam nesta semana
+ Primeira escola de efeitos visuais da América Latina chega a SP
+ Confira a programação de cinema alternativo de SP

Neste ano, o festival também antecipa o cinquentenário do Golpe de 64, que derrubou o presidente João Goulart, e exibe a cinebiografia do presidente deposto dirigida por Silvio Tendler, em 1984, além de sediar o debate “Jango e o Caminho para 64”.

Dividida em competições de curtas, médias e longas metragens, o É Tudo Verdade celebra os 80 anos do escritor Phillip Roth com a sessão especial Philip Roth, Sem Complexos, de William Karel e Livia Manera. Quem também aparece nesta edição é o Foo Fighter Dave Grohl, com o documentário A Cidade do Som; e Stig Bjorkman, com Fanny, Alexander e Eu, lembrando os 30 anos de Fanny & Alexander, de Ingmar Bergman.

Quarto 237, de Roy Ascher, é uma investigação da simbologia escondida no filme O Iluminado, de Stanley Kubrick. Cidade Cinza, de Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo, levanta debate em torno da obra de 700 metros no centro de São Paulo, feita pelos grafiteiros Os Gêmeos, que foi encoberta por conta de uma política de limpeza urbana. O Universo Graciliano, de Sylvio Back, faz um retrato do escritor Graciliano Ramos no ano em que completa-se 60 anos de sua morte.

O festival segue para Brasília entre 16 e 21 de abril e, para Campinas, entre 23 e 28 de abril.

Confira os locais e a programação do É Tudo Verdade de São Paulo e Rio de Janeiro:

São Paulo
Cine Livraria Cultura
Cinemateca Brasileira
MIS
Reserva Cultural
CCBB

Rio de Janeiro
Cinépolis Lagoon
CCBB RJ
Espaço Museu da República
Instituto Moreira Salles
Auditório BNDES

Atualizado em 14 Abr 2013.