Guia da Semana

Apenas quatro filmes concorrem pela atenção do público neste fim de semana. Entre eles, está o campeão de indicações ao Oscar 2018, “A Forma da Água”, que vai brigar pelas estatuetas douradas em 13 categorias no próximo dia 4 de março.

O filme, escrito e dirigido por Guillermo Del Toro, conta a história de uma faxineira que trabalha num laboratório militar que, um dia, recebe uma criatura aquática de aparência humanoide para estudar. Encarregada da limpeza do local, ela se aproxima da criatura e, quando descobre que as autoridades estão pensando em dissecá-la, traça um plano arriscado para salvá-la e jogá-la de volta ao mar.

O longa tem um visual impressionante e bastante poético, e conta com atuações fortes de Sally Hawkins e Richard Jenkins, ambos indicados ao prêmio da Academia. Além dele, também estreia nesta quinta o polêmico “Todo O Dinheiro do Mundo”, de Ridley Scott.

O filme conta a história real do sequestro de um dos netos de Jean-Paul Getty, um dos homens mais ricos do mundo. Na ocasião, o magnata se recusou a pagar o resgate, provocando uma guerra contra a mãe do adolescente. O drama estava praticamente pronto para chegar aos cinemas quando as acusações de assédio contra o ator Kevin Spacey – que interpretava o milionário com a ajuda de uma pesada maquiagem – vieram à tona. Então, em questão de dias, Scott reuniu toda a sua equipe novamente e refilmou todas as cenas que envolviam o personagem, agora na pele de Christopher Plummer.

As polêmicas não pararam por aí e, semanas depois, descobriu-se que o ator Mark Wahlberg exigira um salário gigantesco para realizar as refilmagens, enquanto o restante da equipe – incluindo a protagonista Michelle Williams – aceitara trabalhar por valores simbólicos. No fim, Wahlberg se livrou das críticas doando esse salário ao fundo Time’s Up, que ajuda mulheres e pessoas em posições vulneráveis a se defenderem de seus agressores na justiça americana.

Saiba mais sobre essas e outras estreias da semana:

A Forma da Água

Do mestre contador de histórias Guillermo del Toro, vem A FORMA DA ÁGUA - um conto de fadas dos mais imaginativos ambientado no cenário dos Estados Unidos na época da Guerra Fria, por volta de 1962. No laboratório secreto e de alta segurança do governo onde trabalha, a solitária Elisa (interpretada por Sally Hawkins) vive presa em uma vida de isolamento. Sua vida muda para sempre quando ela e a colega Zelda (interpretada por Octavia Spencer) descobrem uma experiência secreta. Também estão no elenco Michael Shannon, Richard Jenkins, Doug Jones e Michael Stuhlbarg.

Todo O Dinheiro do Mundo

O filme é inspirado na história do sequestro do adolescente John Paul Getty III (Charlie Plummer), neto do magnata americano do petróleo John Paul Getty (interpretado por Christopher Plummer), que aconteceu na Itália em 1973. A trama narra as tentativas desesperadas de sua mãe (papel de Michelle Williams) para convencer o patriarca da família a pagar a quantia exigida para oresgate. Quando ele recusa, ela tenta influenciá-lo, enquanto os sequestradores de seu filho se tornam cada vez mais inflexíveis e brutais. 

Paddington 2

Após ser adotado pela família Brown, Paddington se tornou muito popular em Windsor Gardens. É aniversario de 100 anos da tia Lucy e ele precisará da ajuda de todos na procura do presente perfeito. Ele encontra um livro único na loja de antiguidades, mas o livro é roubado. Paddington e sua família farão de tudo para descobrir o ladrão e recuperar o livro que guarda um grande segredo.

A Repartição do Tempo

A tal repartição do tempo mencionada no título está situada nos rincões da vasta burocracia brasileira e também atende pela sigla REPI: Registro de Patentes e Invenções. É lá que, um belo dia, Dr. Brasil (Tonico Pereira) protocola o protótipo de uma máquina do tempo que, depois de cair nas mãos erradas do psicótico Lisboa (Eucir de Souza), chefe da repartição, acaba sendo usada para duplicar funcionários públicos e aumentar a produtividade do setor. Escravizada, uma turminha formada por Jonas (Edu Moraes), Carol (Bianca Muller) e Zé (André Deca) vai se meter em altas confusões para conseguir se livrar dessa enrascada em apenas 100 minutos! 

Atualizado em 1 Fev 2018.