Guia da Semana

Nesta quinta-feira, 29 de março, 9 filmes entram em cartaz para competir pelo amor dos cinéfilos. Dois deles são superproduções e devem dominar o circuito: “Jogador nº 1”, adaptação de Steven Spielberg para o livro/bíblia-nerd de Ernest Cline, e “Uma Dobra no Tempo”, também uma adaptação, mas do livro infantil de Madelene L’engle pela diretora Ava DuVernay.

O primeiro traz toda a expertise de Spielberg no campo da cultura pop nostálgica numa aventura que é, ao mesmo tempo, uma exaltação e um alerta sobre esse fanatismo. Na trama, ambientada num futuro próximo sucateado, um jogo virtual chamado “Oasis” se tornou uma febre e pessoas de todas as idades e classes estão mais empenhadas nele do que em suas vidas reais. Não é por menos: lá, eles podem ser os avatares que quiserem e visitar os mais fantásticos mundos para participar de provas ou batalhas e ganhar muito dinheiro (para ser usado lá dentro).

Quando o criador desse mundo morre, ele deixa pistas para um tesouro que dará a quem encontrá-lo o domínio do Oasis. Assim, tem início uma corrida que envolverá o jovem jogador Wade Watts, a rebelde Art3mis e uma grande corporação com grande interesse na alienação de seus clientes.

Enquanto “Jogador nº1” é uma ótima opção para adolescentes e adultos, uma escolha melhor para as crianças é a fantasia “Uma Dobra no Tempo”. Dirigida pela primeira cineasta negra a comandar um filme de alto orçamento, o longa conta a história de uma garota que, quatro anos após perder o pai, é abordada por três entidades mágicas e levada a uma jornada por diferentes planetas para reencontrá-lo. O filme trabalha mensagens positivas de auto-aceitação, empatia e confiança.

Além dos dois pipocões, também estreiam nesta quinta os romances “Madame” e “Deixe a Luz do Sol Entrar”, os documentários “Górgona” e “Árvores Vermelhas”, o drama “Zama” e a biografia “Nada a Perder – Contra Tudo. Por Todos”, inspirada na vida de Edir Macedo. Já o clássico “Stromboli”, de Roberto Rossellini, retorna em cópia restaurada em cinemas selecionados.

Confira todas as estreias:

Jogador nº 1

Baseado no livro homônimo de Ernest Cline, o filme é ambientado no ano 2045. Com o mundo à beira do caos e do colapso, as pessoas encontraram refúgio no OASIS, um amplo universo de realidade virtual criado pelo genial e excêntrico James Halliday (Mark Rylance). Quando Halliday morre, ele deixa sua fortuna para a primeira pessoa que encontrar o tesouro que ele escondeu em algum lugar do OASIS, dando origem a uma competição que envolve o mundo inteiro. Quando um jovem e improvável herói chamado Wade Watts (Tye Sheridan) decide participar da competição, ele entra em uma caça ao tesouro arriscada e capaz de distorcer a realidade, através de um universo fantástico de mistério, descoberta e perigo.

Uma Dobra no Tempo

Dirigido por Ava DuVernay, “Uma Dobra no Tempo” é a adaptação do livro fantástico de Madeleine L’Engle. Nele, a jovem Meg embarca numa aventura em busca de seu pai, um cientista que desapareceu em algum lugar no espaço-tempo, e no caminho tem a ajuda de três entidades peculiares.

Madame

Anne e Bob são um casal rico que decide se mudar para Paris. Chegando lá, se apresentam à sociedade em um grande jantar. A chegada de um convidado a mais faz com que a conta dos presentes seja igual a 13 - um número maldito pelo casal. Eles decidem então arrumar a empregada da família como se fosse uma cidadã da alta sociedade parisiense para espantar a uruca.

Deixe a Luz do Sol Entrar

Isabelle é uma mãe divorciada, artista plástica de sucesso e mora Paris. Apesar de viver na cidade do amor, ela não tem muita sorte em seus relacionamentos, mas nunca desistiu de encontrar o parceiro ideal. Ela está em busca de um novo amor, mas um que seja verdadeiro.

Zama

Zama, um oficial da Coroa Espanhola nascido na América do Sul, aguarda uma carta do Rei que deverá autorizá-lo a se transferir da cidade em que vive estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada: ele deve se certificar de que nada ofusque sua realocação e se vê forçado a aceitar submissamente todas as tarefas que lhe são confiadas por consecutivos governadores que vêm e vão, enquanto ele fica para trás. Os anos passam e a carta do Rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido, se junta a um grupo de soldados que saem a perseguir um perigoso bandido.

Nada A Perder

"Nada a Perder" revela os episódios mais marcantes da vida de Edir Macedo. A história do país nos anos 60, 70, 80 e 90 é pano de fundo para a trajetória do líder religioso, sempre cercada de momentos difíceis, polêmicos e controversos, como sua prisão em 1992, em São Paulo.

Górgona

Maria Alice Vergueiro, uma atriz já idosa com uma extensa carreira nos palcos, está completamente endividada pela montagem de sua última peça de teatro. Portadora do mal de Parkinson, ela vive nos dias atuais rodeada pela aclamação da crítica, ao mesmo tempo em que sente a indiferença da indústria. 

Árvores vermelhas

O documentário traça a trajetória do arquiteto Alfred Willer, que faz parte de uma das doze famílias judaicas que sobreviveu à ocupação nazista em Praga, durante a Segunda Guerra Mundial.

Stromboli

Karin (Ingrid Bergman) é uma jovem lituana que foge de um campo de refugiados e se casa com o pescador Antonio (Mario Vitale). Os dois vão morar em Stromboli, uma ilha da Itália ameaçada por um vulcão. Karin acaba não se adaptando à nova vida, e entra em conflito com os moradores e com o próprio marido.

Atualizado em 29 Mar 2018.