Guia da Semana

13 fatos que você não sabia sobre a franquia Transformers

De números impensáveis até a participação de Orson Welles, confira as maiores curiosidades sobre a franquia de ação.

Chega aos cinemas no dia 20 de julho o quinto filme da saga Transformers, “Transformers: O Último Cavaleiro”. Para aquecer os motores para esta que é uma das maiores estreias das férias de julho, reunimos 12 curiosidades que você provavelmente não sabia sobre a franquia. Confira:

 

1. O plano inicial era fazer a adaptação de outra linha de brinquedos

Lá pelo início dos anos 2000, os produtores vinham negociando com a Hasbro para adaptar outra linha de brinquedos para os cinemas – os G.I. Joe (ou Comandos em Ação, como eram conhecidos no Brasil). Os planos mudaram quando os Estados Unidos invadiram o Iraque e a ideia dos soldados passou a ser um tema delicado. Então, a diretora da seção de filmes da Hasbro sugeriu que fizessem uma franquia baseada nos Transformers no lugar. Em 2009, um filme baseado nos bonecos G.I. Joe foi lançado pela Paramount.

 

2. O primeiro filme teve a participação de soldados de verdade

Para o longa “Transformers”, de 2007, Michael Bay fez uma parceria com o exército americano para que soldados e aeronaves militares fossem mostrados em cena. Portanto, quando você vê aqueles jatos sobrevoando os robôs, saiba que muitos deles são reais.

 

3. Optimus Prime já morreu mais de 20 vezes

Somando suas participações em filmes, quadrinhos, jogos e séries de televisão, o líder dos Autobots já foi morto cerca de 25 vezes, de todas as formas possíveis – com tiros, explosões, desmontado ou, simplesmente, vencido por seu arqui-inimigo Megatron.

 

4. O último papel de Orson Welles foi numa animação de Transformers

O longa animado de 1986 conseguiu reunir uma lista respeitável de vozes, incluindo as de Leonard Nimoy no papel de Galvatron e do diretor e ator Orson Welles como o planeta Unicron. Welles teria dito em entrevista que o trabalho era uma forma de financiar outros projetos artísticos, mas esse acabou sendo seu último papel – ele morreu de ataque cardíaco em 1985, antes do lançamento do filme.

 

5. Megan Fox criticou Michael Bay e acabou demitida

Depois de estrelar os dois primeiros filmes da franquia, a atriz Megan Fox disse numa entrevista que Michael Bay “quer ser como Hitler em seus sets, e ele é. Ele é um pesadelo para trabalhar”. Pouco depois, Fox foi afastada da série, segundo Bay, por recomendação do produtor Steven Spielberg.. Anos depois, os dois voltariam a trabalhar juntos na franquia “As Tartarugas Ninja”, produzida por Bay.

 

6. Michael Bay está pensando em sair da franquia

Depois de “O Último Cavaleiro”, a franquia Transformers pode perder seu diretor. Michael Bay declarou que não dirigirá mais nenhum filme da série “a menos que encontre uma boa história”, mas seu nome ainda está ligado à produção dos próximos títulos, incluindo o filme-solo de Bumblebee.

 

7. Junto com Mark Wahlberg

Introduzido na franquia no filme “Transformers: A Era da Extinção”, Mark Wahlberg também afirmou publicamente que não continuará na série, apesar de ter assinado um contrato para estrelar três filmes. Wahlberg reclamou das exigências físicas demandadas pela franquia e disse querer “ter sua vida de volta” após o quinto episódio.

 

8. A produção quis explodir um sítio arqueológico

Aparentemente, não há limites para o que uma superprodução de Hollywood pode fazer (ou acha que pode). Durante as filmagens de “O Último Cavaleiro”, o diretor Michael Bay pediu autorização para gravar uma explosão na área do Stonehenge – uma estrutura de pedra de quase 5.000 anos localizada no Reino Unido. A requisição foi recusada e as cenas tiveram que ser recriadas em outra locação.

 

9. Algumas cenas foram recicladas para economizar verba

Se você ficou com a sensação de já ter visto aquela explosão ou aquela batida de carros antes, é porque, provavelmente, você já viu mesmo. Como é mais comum do que vocês imaginam, os produtores de “Transformers” decidiram reutilizar algumas imagens para economizar dinheiro, mudando apenas alguns detalhes em CGI.

Esse foi o caso de um porta-aviões no primeiro filme, que foi retirado de outro longa dirigido por Michael Bay, “Pearl Harbor”, e de uma sequência inteira de carros sendo destruídos por um Decepticon – que, originalmente, fora usada no filme “A Ilha” (também de Bay). O mais chocante, porém, foi a acusação de reaproveitamento de cenas dentro do mesmo filme, em “Transformers: A Vingança dos Derrotados”. Economia tem limite, né?

 

10. “Transformers: O Último Cavaleiro” foi o filme mais caro da franquia até agora

Nenhum dos episódios da série “Transformers” foi exatamente uma pechincha, mas “O Último Cavaleiro” conseguiu superar o orçamento de todos os outros. O longa custou aos bolsos da Paramount uma quantia de $ 217 milhões, contra $ 150 milhões do primeiro filme, que fora o mais “barato”.

 

11. O filme de maior bilheteria na série foi “Transformers: O Lado Oculto da Lua”

O terceiro episódio da saga arrecadou mundialmente mais de $ 1 bilhão de dólares, fato também alcançado pelo quarto filme. Se depender da abertura, “O Último Cavaleiro” não deverá alcançar cifras tão altas, já que sua estreia teve menos da metade dos ingressos vendidos em comparação aos dois anteriores e, até agora, o filme “só” arrecadou cerca de meio bilhão.

 

12. A franquia vive numa guerra permanente contra a crítica

Entre todas as franquias de sucesso em Hollywood, “Transformers” é a mais mal avaliada no site Rotten Tomatoes – um indício da rejeição quase absoluta da crítica por praticamente todos os seus filmes. O único a ter uma aprovação ligeiramente acima da média, até hoje, foi o primeiro título, “Transformers” (2007), que conquistou a marca de 57%, mas a média geral é de meros 29%. “O Último Cavaleiro”, por enquanto, está avaliado em dolorosos 15%.

Para se ter uma ideia, franquias como o Universo Cinematográfico Marvel, Harry Potter e Star Wars têm aprovações em torno dos 80%, e até mesmo séries menos elogiadas como “Piratas do Caribe” ou “Velozes e Furiosos” estão mais próximos dos 50%. A guerra, porém, não é só de um lado e, em visita ao Brasil para promover o último filme da franquia, Michael Bay declarou que “não faz filmes para a imprensa” e que “está se lixando para a crítica”. Claramente, o sentimento é recíproco.

 

13. A Paramount tem planos de transformar a série num “universo cinematográfico”

Com a chegada do primeiro spin-off de “Transformers” em 2018 (“Bumblebee”, dirigido por Travis Knight), a franquia estará dando seus primeiros passos para se transformar num “universo cinematográfico”, inspirado no sucesso da Walt Disney com as marcas Marvel e Star Wars. Em 2015, foi formada uma “sala dos roteiristas” para discutir o futuro da série e, em particular, como expandir os filmes e as histórias individuais dos personagens em novas franquias paralelas.

Confira as estreias da semana nos cinemas

“Carros 3” é a maior estreia desta quinta-feira, 13 de julho

10 Filmes que você verá nos cinemas em julho de 2017

“Homem-Aranha: De Volta Ao Lar” e “Carros 3” estão entre as estreias do mês

Lançamentos de filmes em 2017

Confira o calendário completo de estreias de 2017

Atualizado em 17 Jul 2017.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

10 filmes que já estão de olho no Oscar 2018

“Logan” e “Dunkirk” são apostas fortes para a premiação do ano que vem

Jogos finais da Copa do Brasil serão exibidos no Cinemark

Programação conta com ações e interação com torcedores dentro das salas

"Jogos Mortais 8" ganha primeiro trailer - assista!

Longa tem estreia prevista para novembro

Assista ao trailer oficial de "Diário de um Banana: Caindo na Estrada"

Segundo longa baseada na série de livros estreia em agosto

Guillermo del Toro está de volta! Assista ao trailer do novo filme do diretor mexicano

Mistério "The Shape of Water" estreia no dia 8 de dezembro

Maiores bilheterias de 2017 até agora

“A Bela e A Fera” e “Velozes e Furiosos 8” dominam os rankings enquanto “Mulher-Maravilha” avança