Guia da Semana

“Uma menina completamente vestida de negro e com um olhar fatal, segurando uma enorme faca contra seu próprio irmão - que por sua vez, segura uma faca ainda maior. Eles estão prestes a travar uma luta em meio a um cemitério. A névoa tomava conta de todo o lugar. O barulho de correntes se arrastando e figuras sinistras rondam o lugar. Tudo se encaminha para um final realmente trágico, até que uma pequena mão com vida própria caminha entre os dois resolve apartar a batalha antes que ela se inicie.”

Poderia ser terror, mas é apenas Família Adams.

+ Relembre 10 desenhos clássicos que viraram filmes
+ Confira a arte conceitual de grandes filmes
+ Veja quais são as casas mais mal assombradas do cinema

Ao contrário dos filmes que nos assustam e tiram nosso sono durante a noite, os filmes de terror do bem possuem toda uma atmosfera pacífica e até engraçada, fazendo com que todo o medo de assistir um filme de terror fique de lado.

Com títulos como, Gasparzinho e Abracadabra e Beetlejuice, o Guia da Semana preparou para você uma lista de filmes de terror do bem. Confira!

Beetlejuice

Este simpático filme do Tim Burton conta a história de um casal recém -casado que precisa se livrar dos fantasmas que rondam a nova casa adquirida. Para isso, invocam um “bio-exorcista” chamando pelo seu nome três vezes: Beetlejuice! Beetlejuice! Beetlejuice!

Fantasmas contra atacam

Frank Cross (Bill Murray) é um cínico e egoísta que se vê assombrado por três espíritos que decidem ensiná-lo algumas lições em plena noite de Natal. Enganando alguns expectadores com seu nome, o filme não é uma sequência da conhecida saga dos Caça Fantasmas.

Família Adams

Os Adams vem aí! Uma família nada convencional, onde tudo o que é assustador é considerado como parte da rotina. Uma deliciosa inversão de valores com uma pitada de cemitérios , correntes e outros elementos clássicos e sombrios de filmes de terror dão à essa família um charme todo especial. Um clássico da infância que merece ser (re)assistido na vida adulta.

Gasparzinho

O fantasminha mais camarada de todos os tempos tem seu espaço garantido na lista de filmes de terror do bem. Indo contra sua natureza fantasmagórica, Gasparzinho é um fantasma de um garoto que, ao invés de assombrar a casa junto com seus colegas, acaba virando um amigo dos novos inquilinos.

Abracadabra

Um clássico da infância e da Sessão da Tarde, Abracadabra conta a história de três feiticeiras que voltam à vida na noite de Dia das Bruxas, após uma garotinha acender a chama de uma vela que as invocaria de volta à vida. Binx, um menino que fora enfeitiçado e transformado em gato preto pelas três irmãs, conta sua história e as intenções nada agradáveis das bruxas. O filme de 1993 possui uma das melhores trilhas sonoras dos filmes de terror do bem, com “I put a spell on you”.

A noiva cadáver

A animação em stop motion produzida por Tim Burton é baseada em um conto russo-judáico. Victor Van Dort está prestes a se casar e, para não errar na hora de dizer seus votos em público, ensaia-os repetidamente. Quando consegue dizê-los sem errar, coloca a aliança de noivado no que acha ser um galho seco, quando na verdade é a mão da Noiva Cadáver.

Convenção das Bruxas

Um menino de 10 anos chamado Luke é levado a um hotel onde uma estranhíssima convenção está acontecendo – uma reunião de bruxas que pretendem transformar todas as crianças do mundo em ratos.

Mansão Mal assombrada

Com uma área temática nos parques da Disney, a Mansão Mal Assombrada é um filme onde a família do corretor de imóveis Jim Evers (Eddie Murphy) acaba tendo que se hospedar em uma sinistra mansão, pois um temporal os impede de retomar o curso da viagem. Andando pela casa, os filhos de Jim descobrem uma pintura que se parece muito com sua mãe – descoberta essa que os leva a encontrar diversos e sinistros segredos.

O estranho mundo de Jack

Pela terceira vez em nossa lista, Tim Burton tem mais uma bela animação que pode ser considerada um filme de terror do bem. Em “O estranho Mundo de Jack”, Jack Skellington está cansado de assombrar pessoas e deseja ser o novo Papai Noel. Para isso, ele começa a pesquisar como se tornar o novo bom velhinho, conseguindo as roupas e até mesmo uma adaptação fantasmagórica da rena do nariz vermelho.

Os caça fantasmas

Com uma trilha sonora altamente contagiante, os Caça-fantasmas conta a história de um grupo que tem uma profissão um tanto quanto diferente: sempre que uma casa está infestada de fantasmas, eles são chamados para fazer uma boa limpeza espectral. Sempre algo estranho estiver acontecendo na vizinhança, você já sabem quem chamar: Ghostbusters!

Por Leila Vieira

Atualizado em 29 Out 2013.