Guia da Semana

Seja para curtir a sexta-feira 13 ou para sentir aquele friozinho na espinha a qualquer hora, sempre há bons filmes de horror em cartaz. Muitos deles apostam em casas mal-assombradas - cheias de espelhos, teias de aranha, portas que se abrem sozinhas... Não importa o quanto esses truques sejam repetidos, o susto é certo.

+ Confira os filmes que estreiam esta semana nos cinemas
+ Veja 7 filmes que são melhores que o livro
+ Não quer se assustar? Conheça os filmes de terror do bem

O Guia da Semana selecionou 13 filmes com casas mal-assombradas que ficaram marcadas na memória dos cinéfilos.pague a luz, estoure a pipoca e prepare-se para roer suas unhas com esta sessão horripilante:

1408 (2007)

A adaptação do livro de Stephen King merece destaque nesta lista como um dos filmes mais horripilantes já produzidos sobre cassas mal-assombradas. John Cusack vive Mike Enslin, um escritor que decide se aventurar na literatura sobrenatural, mas que, pessoalmente, não acredita nesses fenômenos. Em busca de inspiração, ele vai a Nova York se hospedar num quarto de hotel onde 56 pessoas já morreram.

A Família Addams (1991)

A família mais fantasmagórica do cinema (e da TV) só poderia morar numa casa igualmente assustadora! Quem não se lembra do cemitério no quintal e de todos os apetrechos para tortura com que Vandinha e Feioso adoravam brincar? No filme de 1991, Christopher Lloyd vive um aproveitador que alega ser parente de Mortícia e Gomez para roubar a fortuna dos Addams, mas acaba se tornando vítima deles.

A Casa Monstro (2006)

Como toda criança, o pequeno protagonista de A Casa Monstro jura de pés juntos que a casa do velho Nebbercracker, que mora em frente a ele, é mal-assombrada. Tudo o que cai no seu quintal desaparece misteriosamente! Curioso, ele reúne os amigos para investigar e acaba embarcando numa aventura arrepiante.

A Mulher de Preto (2011)

O primeiro trabalho de Daniel Radcliffe depois do final da série Harry Potter foi um filme de terror – com direito a neblinas, cavalos, mansões e fantasmas. Em A Mulher de Preto, ele é Arthur Kipps, um homem que trabalha com imóveis e é enviado para cuidar da “papelada” de uma casa abandonada. Sabemos que pessoas morreram nessa casa e que as crianças da vila vizinha costumam desaparecer misteriosamente...

Atividade Paranormal (2007)

Seguindo a herança de A Bruxa de Blair, Atividade Paranormal aposta em filmagens caseiras para fazer o público se agarrar na poltrona. Katie Featherson e Micah Sloat usam seus próprios nomes para tornar a experiência ainda mais real: eles são um casal jovem que acaba de se mudar. Ela afirma que sempre teve experiências paranormais e, para acreditar, ele resolve deixar uma câmera ligada à noite. Precisa dizer mais?

O Orfanato (2007)

No filme espanhol, um casal feliz com um filho pequeno decide reformar um antigo orfanato, onde a esposa passara sua infância. Os dois pretendem abrir a casa para crianças deficientes, mas não demora para que o garoto, de apenas sete anos, comece a apresentar um comportamento sinistro, trazendo lembranças apagadas de volta à mãe.

Poltergeist (1982)

Escrito e produzido por Steven Spielberg (rumores que ele também interferiu muito na direção de Tobe Hooper), este filme mostra a história de uma família que se muda para uma casa construída em cima de um cemitério indígena. Não vá dormir com TV ligada depois de vê-lo.

Os Outros (2001)

Uma mãe tem que manter as cortinas da mansão onde vive fechadas já que seus dois filhos tem alergia a luz do sul. Com a chegada de novos empregados para a casa, eventos estranhos começam a acontecer no local. Fique esperto para o surpreendente desfecho.

Horror em Amityville (1979)

Este filme mostra os 28 dias em que uma família viveu em uma mansão assombrada onde aconteceram terríveis assassinatos. Rumores que o filme foi baseado em fatos reais.

Os Fantasmas Se Divertem (1988)

Segundo filme do Tim Burton é o primeiro onde ele começa a mostrar suas principais caracteristicas. Aqui, o ponto de vista é de um casal de fantasmas que assombra a família que vai morar em sua antiga casa.

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada (1995)

Baseado no clássico desenho animado, Gaspazinho é um fantasma doce e amigável que tenta proteger uma família que se muda para sua casa de três espíritos malvados.

O Iluminado (1980)

Uma das obras máximas de Stanley Kubrick o filme é obrigatório para quem se considera fã de cinema. No longa, um escritor se muda para um hotel com sua esposa e filho, mas logo, começam as ser perturbados por estranhas visões.

Uma Noite Alucinante (1987)

Clássico cult, o filme é um dos principais filmes do gênero Terrir. No longa, um casal vai para uma cabana no meio da floresta onde tocam uma gravação que desperta espíritos do mal. Destaque para o divertido e canastrão Bruce Campbell que interpreta Ash.

Por Edson Castro e Juliana Varella

Atualizado em 13 Set 2013.