Guia da Semana

Vem aí mais uma sexta-feira 13, data que simboliza o azar e que, ao longo dos anos, ganhou conotações sombrias e inspirou tradições. Para os adeptos, uma tradição que não se pode quebrar são os filmes de terror – que costumam estrear ou ganhar sessões especiais nessa época.

Este ano, quem ficou com a data foi o longa A Face do Mal, que chega aos cinemas na quinta-feira, dia 12. As bibliotecas públicas de São Paulo também vão entrar no clima e prepararam uma programação especial para o dia. Confira:

A Face do Mal

Evan Asher (Harrison Gilbertson) acaba de se mudar com a família para uma nova casa. Os Ashers sabem que aquele lugar fora palco de uma grande tragédia, mas não hesitam em comprar a propriedade porque o preço é convidativo. Lá, Evan conhece a vizinha e, juntos, eles começam a investigar aquele passado misterioso.
Estreia no dia 12 nos cinemas

A Pequena Loja dos Horrores


O longa, dirigido por Frank Oz, é um clássico do horror cômico dos anos 80. Rick Moranis vive Seymour, o atrapalhado funcionário de uma floricultura que desenvolve uma planta exótica, para salvar os negócios. Batizada de “Audrey II”, a criatura cresce e começa a trazer problemas ao se revelar perigosamente carnívora.
Sexta-feira, 13 de junho às 16h na Biblioteca Roberto Santos (grátis)

O Exorcista


Lançado em 1973, “O Exorcista” é considerado até hoje um dos filmes mais assustadores de todos os tempos. Linda Blair é Regan, uma menina de 12 anos que começa a apresentar comportamentos estranhos. Sua mãe, desconfiada de possessão, recorre à ajuda de dois padres – um dos quais vinha questionando sua própria fé.
Sexta-feira, 13 de junho às 19h na Biblioteca Roberto Santos (grátis)

Poltergeist, o Fenômeno


Escrito por Steven Spielberg e dirigido por Tobe Hooper em 1982, “Poltergeist” conta a história de uma família americana cuja filha é sequestrada por espíritos que habitam sua casa. Para trazê-la de volta, eles contam com a ajuda de uma equipe de médiuns.
Sexta-feira, 13 de junho às 15h na Biblioteca Viriato Correa (grátis)

O Bebê de Rosemary


Mais antigo entre os filmes em cartaz neste 13 de junho, “O Bebê de Rosemary” data de 1968 e tem direção inspirada de Roman Polanski. Mia Farrow vive uma mulher grávida que entra em paranoia ao suspeitar que seu marido e seus vizinhos fizeram um pacto com o diabo, e vão roubar seu filho.
Sexta-feira, 13 de junho às 17h na Biblioteca Viriato Correa (grátis)

O Iluminado


Jack Nicholson brilha num dos papéis mais vigorosos de sua carreira, sob a direção de Stanley Kubrick. Ele é Jack Torrance, o chefe de família que se muda com a mulher e o filho único, Danny, para um hotel isolado, onde ele trabalhará como zelador. Lá, uma nevasca corta todos os seus meios de comunicação com a cidade e o comportamento de Jack começa a se transformar radicalmente.
Sexta-feira, 13 de junho às 16h

Por Juliana Varella

Atualizado em 13 Jun 2014.