Guia da Semana

Os indicados ao Oscar já foram divulgados e 15 destes filmes estão em cartaz nos cinemas brasileiros. Boa sugestão para quem quer aproveitar a ida ao cinema e ficar por dentro do que vai rolar na cerimônia do Oscar marcada para 24 de fevereiro.

+ Conheça os indicados ao Oscar 2013
+ Veja os injustiçados do Oscar 2013
+ Confira os shows que acontecem no aniversário de SP

Estão na lista os indicados ao prêmio de melhor filme Lincoln, As Aventuras de Pi, Django Livre e Argo. Confira os 15 filmes abaixo:

Lincoln - 12 indicações

Dirigido por Steven Spielberg, Lincoln lidera as indicações do Oscar 2013 aparecendo em 12 categorias que incluem melhor direção, melhor filme e melhor ator para Daniel Day-Lewis, que já levou o Globo de Ouro pelo personagem Abraham Lincoln. O filme traça um perfil de um dos presidentes mais queridos da história norte-americana e se passa no período da abolição da escravidão.

Categorias indicadas: Melhor Filme, Melhor Diretor (Steven Spielberg), Ator (Daniel Day-Lewis), Atriz Coadjuvante (Sally Field), Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), Roteiro Adptado, Trilha Sonora, Maquiagem, Montagem, Figurino, Fotografia e Desenho de Produção

O Mestre - 4 indicações

Paul Thomas Anderson não lançava um filme desde 2007, quando estreiou Sangue Negro, protagonizado pelo favorito de Lincoln, Daniel Day-Lewis. Dessa vez ele aparece com O Mestre e quatro indicações ao Oscar. Entre as categorias estão melhor trilha sonora original, melhor ator para Joaquin Phoenix e melhor ator coadjuvante para Philip Seymour-Hoffman, que já trabalharam com o diretor em outros filmes, e melhor atriz coadjuvante para Amy Adams.

Categorias indicadas: Melhor ator (Joaquin Phoenix), Melhor ator coadjuvante (Philip Seymour-Hoffman), Melhor atriz coadjuvante (Amy Adams), Melhor trilha sonora original (Jonny Greenwood

Argo - 7 indicações

Em cartaz desde novembro, Argo é o terceiro filme dirigido por Ben Affleck. Indicado a sete categorias no Oscar 2013, o longa mostra uma ação da CIA para resgatar seis americanos refugiados na casa do embaixador canadense, no Irã. Ben Affleck não foi indicado ao prêmio de melhor diretor no Oscar, mas levou o Globo de Ouro de melhor filme e melhor direção.

Categorias indicadas: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Alan Arkin), Roteiro Adaptado, Trilha Sonora, Montagem, Edição de Som e Mixagem de Som

Django Livre - 5 indicações

O novo trabalho de Quentin Tarantino é um divertido faroeste baseado em Django, filme estrelado por Franco Nero nos anos 60. Com cinco indicações ao Oscar, incluindo melhor filme e melhor ator coadjuvante para Christoph Waltz, o longa se passa no sul dos Estados Unidos no período da escravidão e mostra Django (Jamie Foxx) em uma aventura em busca de sua esposa. Christoph Waltz ganhou o Globo de Ouro pelo filme e já levou um Oscar sob direção de Tarantino, por Bastardos Inglórios, em 2009.

Categorias indicadas: Melhor filme, Melhor ator coadjuvante (Christoph Waltz), Melhor roteiro original (Quentin Tarantino), Melhor fotografia, Melhor edição de som

Amor - 5 indicações

Amor tem cinco indicações ao Oscar 2013 e aparece nas principais categorias - melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor direção para o austríaco Michael Hanake, de A Fita Branca. O filme já levou o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e a Palma de Ouro no Festival de Cannes. O drama mostra o amor entre um casal de idosos e trata o envelhecimento.

Categorias indicadas: Melhor filme, Melhor filme estrangeiro, Melhor diretor (Michael Haneke), Melhor atriz (Emmanuelle Riva), Melhor roteiro original (Michael Haneke)

As aventuras de Pi - 11 indicações

O segundo favorito ao Oscar, As Aventuras de Pi soma 11 indicações que incluem melhor direção para Ang Lee, melhor filme e melhor roteiro pela adaptação do best seller A Vida de Pi. Em cartaz desde dezembro, o filme mostra um garoto vivendo à deriva após um naufrágio. Ang Lee já venceu o prêmio de melhor diretor por O Segredo de Brokeback Mountain e melhor filme estrangeiro por O Tigre e o Dragão.

Categorias indicadas: Melhor Filme, Direção, Roteiro adaptado, Trilha Sonora, Canção ("Pi's lullaby"), Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som, Montagem, Fotografia e Direção de Arte

No - 1 indicação

Último filme da trilogia da ditadura chilena - Tony Manero (2008) e Post Mortem (2010) - do diretor Pablo Larraín, No foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Na trama, Gael García Bernal interpreta um jovem publicitário idealista que trabalha durante o plebiscito de Pinochet, em 1988, para tentar acabar com a opressão no Chile.

Categorias indicadas: Melhor filme estrangeiro

Detona Ralph - 1 indicação

Indicado ao prêmio de melhor longa de animação, o líder de bilheteria no Brasil, Detona Ralph é uma homenagem ao jogos de videogame. O filme conta a história de Ralph, um vilão de fliperama que está cansado de perder para o mocinho e decide se mudar para um jogo de sucesso para se tornar herói.

Categorias indicadas: Melhor longa em animação

Os Miseráveis - 8 indicações

Um dos filmes mais esperado e grande aposta desta edição do Oscar, o musical Os Miseráveis é uma adaptação para o cinema da peça de teatro mais vista do mundo, baseada no livro de Victor Hugo. A história se passa na França do século 19 e traz Hugh Jackman na pele do ex-prisioneiro Jean Valjean.

Categorias indicadas: Melhor filme, Melhor ator (Hugh Jackman), Melhor atriz coadjuvante (Anne Hathaway), Melhor canção original, Melhor maquiagem, Melhor figurino, Melhor direção de arte (Eve Stwart), Melhor mixagem de som

O Lado Bom da Vida - 8 indicações

O drama dirigido por David O. Russell (O Vencedor) é provavelmente o melhor trabalho de Bradley Cooper, indicado ao prêmio de melhor ator pela primeira vez. Na trama, ele interpreta um homem problemático que perdeu a casa, o emprego e a esposa e tem sua vida mudada quando conhece Tiffany, a personagem de Jannifer Lawrence.

Categorias indicadas: Melhor filme, Melhor diretor (David O. Russell), Melhor ator (Bradley Cooper), Melhor atriz (Jennifer Lawrence), Melhor ator coadjuvante (Robert De Niro), Melhor atriz coadjuvante (Jacki Weaver), Melhor roteiro adaptado (David O. Russell), Melhor montagem

O Voo - 1 indicação

Dirigido por Robert Zemerickis, do clássico Forest Gump, O Voo rendeu uma indicação para Denzel Washington, que interpreta um experiente piloto de avião que consegue salvar a tripulação de uma catástrofe por meio de uma manobra praticamente milagrosa. Ao longo das investigações a história começa a se complicar para o lado do piloto.

Categoria indicada: Melhor ator (Denzel Washington)

O Amante da Rainha - 1 indicação

Premiado no Festival de Berlim, o longa dinamarquês O Amante da Rainha foi indicado ao prêmio de melhor filme estrangeiro. Com direção de Nikolaj Arcel, o filme se passa no século 18 quando a rainha se apaixona pelo médico de seu marido que sofre de insanidade. A partir desse romance eles iniciam uma reforma política no país. O ator Mads Mikkelsen, que já fez Fúria de Titãs e 007 - Cassino Royale, interpreta o médico.

Categoria indicada: Melhor filme estrangeiro

A Hora Mais Escura - 5 indicações

Dirigido por Kathryn Bigelow - que ganhou o Oscar pelo filme Guerra ao Terror-, A Hora Mais escura relata o processo de caça e execução do terrorista saudida Osama Bin Laden, em maio de 2011. Jessica Chastain interpreta uma agente da CIA que participa de toda a operação junto ao exército americano.

Categorias indicadas: Melhor filme, Melhor atriz (Jessica Chastain), Melhor roteiro original (Mark Boal), Melhor montagem, Melhor edição de som

As Sessões - 1 indicação

A comédia dramática As Sessões conta o drama de um homem de 38 anos que nunca teve experiências sexuais. Ele contraiu poliomelite na infância e passou a vida em um "pulmão de ferro". Para resolver o problema ele contrata uma especialista em exercícios de consciência corporal. O filme é baseado em um livro escrito pela terapeuta Cheryl Greene que na trama é vivida por Helen Hunt.

Categoria indicadas: Melhor atriz coadjuvante (Helen Hunt)

Indomável Sonhadora - 4 indicações

Primeiro filme dirigido pelo jovem Benh Zeitlin, Indomável Sonhadora conta a história de Hushpuppy (Quvenzhané Wallis), uma garota de seis anos de idade que vive com o pai à beira de um rio em uma comunidade isolada e precisa aprender a viver à deriva após um enorme alagamento. O filme é inspirado na população assolada pelo furacão Katrina, em 2005.

Categorias indicadas:
Melhor filme, Melhor diretor (Benh Zeitlin), Melhor roteiro adaptado (Lucy Alibar e Benh Zeitlin), Melhor atriz (Quvenzhane Wallis)

Atualizado em 24 Abr 2014.