Guia da Semana

Outubro chega trazendo uma seleção de respeito aos cinemas brasileiros. Como mês das crianças, capricha nas estreias infantis, com animações nacionais e internacionais e uma comédia para toda a família (“Alexandre e o dia terrível, horrível, espantoso e horroroso”).

Adaptações literárias continuam em alta e, neste mês, chegam as telas os esperadíssimos “Garota Exemplar” – já considerado um forte candidato ao Oscar 2015 – e “Horns”, com Daniel Radcliffe.

Além deles, todos os olhos estarão voltados para “Trash”, o novo filme de Stephen Daldry filmado no Brasil, com atores brasileiros. Também merece atenção o cuidadoso “Boyhood”, de Richard Linklater (“Antes do Amanhecer”), que levou 12 anos para ser completado e viu seu protagonista crescer diante da câmera.

Confira todas as estreias imperdíveis de outubro nos cinemas:

*Datas podem variar ao longo do mês

Os Boxtrolls
(The Boxtrolls, Graham Annable e Anthony Stacchi, Estados Unidos, 2014, 97’)

A animação em stop-motion do estúdio Laika (de ParaNorman) se inspira no livro infantil “A Gente é Monstro”, de Alan Snow, para contar a história de Ovo, um menino criado no subterrâneo pelos Boxtrolls – criaturas apaixonadas por queijos. Quando um homem ambicioso decide acabar com os Boxtrolls, Ovo se arrisca e vai até superfície defender sua família. Saiba o que esperar do filme. Previsão de estreia: 2 de outubro.


Garota Exemplar
(Gone Girl, David Fincher, Estados Unidos, 2014, 145’)

Ben Affleck vive um homem perturbado pelo desaparecimento da esposa nesta adaptação do suspense de Gillian Flynn. Quando o mistério ganha a atenção da mídia, ele passa de vítima a principal suspeito. Saiba o que esperar do filme. Previsão de estreia: 2 de outubro.


O último concerto
(A Late Quartet, Yaron Zilberman, Estados Unidos, 2012)

Os músicos de um quarteto de cordas estão juntos há 25 anos e se preparam para a grande apresentação de aniversário, quando Peter (Christopher Walken) é diagnosticado com a doença de Parkinson. Ele decide fazer do concerto sua despedida, mas isso traz à tona outros conflitos internos do grupo, como a ambição do segundo violinista (Philip Seymour-Hoffman) de ocupar o lugar principal. Previsão de estreia: 2 de outubro.

Annabelle
(John R. Leonetti, Estados Unidos, 2014)

O primeiro spin-off de “Invocação do Mal” chega aos cinemas neste mês, colocando a boneca Annabelle no centro das atenções. No filme, dirigido pelo diretor de fotografia de “Invocação”, um casal é vítima dos fenômenos paranormais envolvendo a boneca. Previsão de estreia: 9 de outubro.


O físico
(The Physician, Philipp Stölzl, Alemanha, 2013)

A adaptação do romance de Noah Gordon traz Tom Payne no papel de Rob Cole, um aprendiz de cirurgião que se faz passar por judeu para ser aceito numa escola de medicina no século XI. Ben Kingsley e Stellan Skarsgard reforçam o elenco. Previsão de estreia: 9 de outubro.


O homem mais procurado
(A Most Wanted Man, Anton Corbijn, Estados Unidos, 2014, 122’)

Num de seus últimos filmes, Philip Seymour Hoffman interpreta um imigrante meio-checheno, meio-russo, que vai a Hamburgo exigir a herança de seu pai. Lá, a polícia alemã e a americana se envolvem, desconfiados de que o homem tenha intenções terroristas. Saiba o que esperar do filme. Previsão de estreia: 9 de outubro.


Trash - A esperança vem do lixo
(Trash, Stephen Daldry, Reino Unido, 2014)

“Trash” é dirigido pelo britânico Stephen Daldry (“O Leitor”, “As Horas” e “Billy Elliot”), mas foi filmado no Brasil e tem a maior parte do elenco brasileiro, incluindo Wagner Moura, Selton Mello e Jesuíta Barbosa. De fora do país, Daldry traz apenas Rooney Mara e Martin Sheen. O filme é centrado em três crianças que encontram uma carteira no lixão que pode mudar suas vidas – para bem ou para mal. Saiba o que esperar do filme. Previsão de estreia: 9 de outubro.


Festa no Céu
(The Book of Life, Jorge R. Gutierrez, Estados Unidos, 2014, 95’)

Produzida por Guillermo Del Toro, “Festa no Céu” tem tudo para ser a animação mais delirante do ano. O filme é inspirado no Dia dos Mortos mexicano e conta a história de Manolo, um homem dividido entre três mundos. Previsão de estreia: 16 de outubro.


Alexandre e o dia terrível, horrível, espantoso e horroroso
(Alexander and The Terrible, Horrible, Not Good, Very Bad Day, Miguel Arteta, Estados Unidos, 2014, 81’)

O livro infantil de Judith Viorst ganha vida na adaptação da Disney, com Steve Carell e Jennifer Garner em papéis centrais. Alexander é o filho de 11 anos que acorda num dia ruim e se pergunta se coisas terríveis (como um chiclete no cabelo) só acontecem com ele. Previsão de estreia: 23 de outubro.

Boyhood
(Richard Linklater, Estados Unidos, 2014, 165’)

Filmado ao longo de 12 anos, “Boyhood” é um estudo profundo sobre o crescimento e a juventude. Ellar Coltrane interpreta Mason dos 5 aos 18 anos, mostrando as experiências mais marcantes que moldam sua identidade. Previsão de estreia: 23 de outubro.

Até que a Sbórnia nos separe
(Otto Guerra e Ennio Torresan Jr., Brasil, 2013, 85’)

A animação brasileira mostra um país isolado, cujos habitantes sempre viveram cercados por um muro e preferem assim. Quando, acidentalmente, o muro se quebra, a sociedade fica dividida entre os que querem abraçar as novidades e os que entram em pânico, tentando manter sua velha realidade intocada. Previsão de estreia: 30 de outubro.

Dois dias, uma noite
(Deux Jours, Une Nuit, Jean Pierre e Luc Dardenne, França, 2014, 95’)

Marion Cotillard é a protagonista no drama dos irmãos Dardenne. Ela é Sandra, uma mulher que ficou afastada do trabalho por depressão e, quando retorna, descobre que seus colegas aceitaram receber um bônus no lugar de sua vaga. Agora, ela tem um fim de semana para fazê-los mudarem de ideia. Previsão de estreia: 30 de outubro.

Horns
(Alexandre Aja, Estados Unidos, 2013, 123’)

Baseado no livro de Joe Hill, “Horns” traz Daniel Radcliffe no papel de Ig Perrish, um garoto que acorda com chifres crescendo em sua testa, logo após a morte da namorada. Logo, ele descobre que esses chifres lhe dão um poder especial. Previsão de estreia: 30 de outubro.

Por Juliana Varella

Atualizado em 3 Out 2014.