Guia da Semana
Cinema
Por Mariana Viola

Filmes Sobre Exorcismo

Conheça filmes levaram a possessão demoníaca às telonas.

Madre Joana dos Anjos, de 1961, levou aos cinemas o caso das freiras possuídas num convento da Polônia (Divulgação)

Ossos quebrando, pescoços virando, autoflagelação, palavrões e fenômenos sobrenaturais. Quando esses elementos se juntam num filme de terror, o sucesso de público é quase garantido.

Mas não é de hoje que os filmes sobre exorcismo levam milhares de pessoas aos cinemas. O mais famoso e responsável pela popularização do gênero foi lançado em 1973 sob o título O Exorcismo.

Neste clima de gritos e horror, o Guia da Semana seleciona outras produções que levaram a possessão demoníaca aos cinemas. Se tiver coragem, confira!

Madre Joana dos Anjos (1961)

O longa da década de 60 é um dos primeiros a levar o exorcismo para a sétima arte. Premiado em Cannes, o filme conta a história real, até hoje não explicada, das freiras possuídas em um convento localizado numa região isolada da Polônia. 

Agora considerada um clássico do cinema europeu, a obra de Jerzy Kawalerowicz foi proibida em vários países. 

O Exorcista (1973)

Outro clássico do gênero, o filme de William Friedkin se baseia na história real de possessão de um garoto de 14 anos, documentada em 1949 e relatada em livro por William Peter Blatty.

A protagonista do longa é Linda Blair, que se tornou conhecida pelo papel. Ela interpreta Regan MacNeil, uma garota de 12 anos que tem seu corpo dominado pelos espíritos do mal.

A Repossuída (1990)

17 anos após atuar em O Exorcista, Linda Blair foi convidada a repetir o papel da garota possuída, mas, desta vez, em uma comédia.

O filme de Bob Logan é uma paródia da produção dos anos 70 e traz a história de uma esposa suburbana dominada pelo demônio, que cria mil confusões no lar, até que um padre aposentado (interpretado por Leslie Nielsen) resolve sair de seu claustro para exorcizá-la. 

Stigmata (1999)


Apesar de não ser um filme sobre o tema, Stigmata traz cenas de exorcismo, quando o padre Andrew tenta tirar de Frankie o espírito do sacerdote brasileiro Paulo Almeida.

Na narrativa, Patricia Arquette interpreta Frankie, uma jovem que, mesmo descrente, começa a apresentar estigmas - chagas idênticas às de Cristo - depois de ganhar um rosário que pertenceu ao falecido padre Paulo Almeida.

O Exorcismo de Emily Rose (2005)

Inspirado na história real de Anneliese Michel - uma jovem alemã que passou pela mesma situação de Emily Rose nos anos 70 -, o longa apresenta em flashbacks a história da jovem religiosa que sai do campo para estudar na universidade, mas acaba vivendo um verdadeiro pesadelo.

Após os sintomas serem reconhecidos como uma real possessão demoníaca, é iniciado o exorcismo. Porém, o processo não tem o fim esperado e o padre Richard Moore acaba sendo acusado por assassinato. 

Constantine (2005)

Keanu Reeves é o protagonista do filme baseado em histórias em quadrinhos sobre um detetive sobrenatural que, literalmente, foi até o inferno e voltou.

De volta ao mundo dos vivos e com capacidade de enxergar seres sobrenaturais e mandar demônios de volta para as profundezas do inferno, ele tem a missão de proteger a fronteira entre céu e inferno para, assim, redimir sua culpa.

O Último Exorcismo (2010)

Gravado em formato de documentário, o longa assinado pelo alemão Daniel Satmm traz o último exorcismo realizado pelo reverendo Cotton Marcus (Patrick Fabian), que, arrependido por ter explorado tantos fiéis, decide encerrar sua atuação com o caso da jovem Nell (Ashley Bell).

No entanto, este caso é especial, já que Marcus nunca se deparou com algo tão maligno. Ele terá que ser eficiente para que nenhuma vida seja perdida; tanto a da garota, quanto a dele.

O Ritual (2011)

Apesar de frequentar a Escola de Exorcismo do Vaticano, Michael Kovak (Colin O´Donoghue) é um cético seminarista, mas suas crenças podem mudar quando ele é enviado para acompanhar o trabalho de Padre Lucas (interpretado por Anthony Hopkins), um famoso exorcista que irá apresentar ao jovem um lado obscuro da fé.


Por Mariana Viola

Atualizado em 13 Set 2013.

Mais notícias

"Brinquedo Assassino", "Um Amor Impossível" e mais cinco filmes estreiam nesta quinta (22); Confira!

Cinema

Conheça os 12 filmes brasileiros que disputam a indicação para o Oscar 2020

Cinema

Tudo sobre o filme “Era Uma Vez Em... Hollywood”

Cinema

15 filmes atuais que se passam em outra década e merecem sua atenção

Cinema

4 motivos para assistir ao filme brasileiro “Simonal”

Cinema

9 filmes perturbadores que talvez você não assista até o final

Cinema