Guia da Semana

Estreia no dia 16 de agosto o documentário Por Que Você Partiu?, sobre chefs de cozinha franceses que largaram tudo para viver no Brasil. O filme é o primeiro projeto de Eric Belhassen, também francês-paulistano, na direção.

+ Conheça melhor os seis chefs franceses que vivem no Brasil
+ Confira salas e horários para assistir ao filme "Por Que Você Partiu?"
+ Veja um roteiro com restaurantes tradicionais de São Paulo

Seis cozinheiros são as estrelas de Belhassen: Erick Jacquin, dono da La Brasserie (SP); Emmanuel Bassoleil, do restaurante Skye (SP); Alain Uzan, do Avek (SP); Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário (RJ); Laurent Suaudeau, criador da Escola da Arte Culinária Laurent (SP) e Roland Villard, do Le Pré Catelan (RJ).

O filme vai e vém entre cidadezinhas do interior da França e o Rio de Janeiro ou São Paulo, contraponto depoimentos dos chefs e dos seus pais, que ficaram para trás sem entender direito como os filhos foram parar tão longe. As conversas acontecem, quase sempre, em torno de uma mesa.

“Por que você partiu?”, pergunta, inconformado, o pai de Belhassen, pontuando o longa em diversos momentos e deixando claro que aquele é um documentário pessoal, sobre saudade e família, antes de ser um filme sobre gastronomia.

Como um tempero familiar, o filme resgata lugares nostálgicos e enfoca o momento exato da separação entre o filho e os pais, entre a infância e a vida adulta independente.

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Ago 2013.