Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
>> Cinema na Virada Cultural 2012

Nesta semana, rola uma mostra de cinema chinês, um bate-papo sobre produção de festivais de cinema no Cinesesc e o filme O Sol do Meio-Dia, no CCBB. Confira!

Brasil - Tela para todos
O projeto exibe no CCBB dez filmes nacionais, um por mês, de quinta a domingo, sempre às 13h. No mês de maio é a vez do longa O Sol do Meio-Dia, de Eliane Caffé. As sessões são todas grátis.



Semana ABC 2012
A Cinemateca sedia um ciclo de palestras e debates sobre as várias etapas da produção cinematográfica. Entre os convidados estão o diretor de arte Marcelo Pont (O Segredo de Seus Olhos); o diretor de som Guido Berenblum (A Mulher sem Cabeça, O Pântano,A Menina Santa); e o americano Michael Karagosian, presidente da MKPE Consultin LLC.


Ciclo de Cinema Alemão
Toda quarta-feira, o Club Transatlântico faz uma sessão grátis com produção alemã contemporânea. Nesta semana é exibido o documentário Barroco, sobre a faceta multicultural da América do Sul.



Cinema Chinês Hoje
O Cine Olido exibe nove longas-metragens de diretores chineses contemporâneos até dia 13/05. Entre os títulos estão A Árvore do Amor,Amor e Glamour e Paraíso no Oceano.



Cinema da Vela
O Cinesesc abre espaço para um bate-papo sobre a produção de grandes festivais de cinema e seus desafios, nesta quarta, às 19h30. Inspirado nas noites do samba paulista, a conversa mediada por Cunha Jr tem a duração do tempo de queima de uma vela. Participam também Zita Carvalhosa (diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo) e Renata de Almeida (Diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo). Grátis.

Atualizado em 11 Mai 2012.