Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana acontece a Semana dos Realizadores, no CCBB, uma mostra com a obra do francês Leos Carax, e uma seleção de filmes no Cinusp para já entrar no clima do fim do mundo! Confira:

13ª Retrospectiva Do Cinema Brasileiro
Quem perdeu os grandes lançamentos do cinema nacional no último ano tem uma nova chance. Isso porque o CineSESC reprisa títulos como Marighella, Tropicália, Gonzaga – de pai para filho, entre outros filmes que passaram pelos cinemas ao longo do ano. Até 27/12.


Semana dos Realizadores
Já começou no CCBB uma mostra que reúne cerca de 40 títulos entre longas, médias e curtas-metragens de cineastas e produtores brasileiros. Entre os destaques dessa semana estão HU, de Joana Csekö e Pedro Urano; Eles voltam, de Marcelo Lordello; e A falta que me faz, de Marília Rocha.

Leos Carax
Começa nesta quarta uma retrospectiva da obra do cineasta francês Leos Carax. Se você já foi ao cinema ver seu mais recente trabalho, o filme Holy Motors, vale a ida a Cinematecaconhecer outros trabalhos do diretor comoSangue Ruim, Tokyo!, e Boy meets Girl.

Apocalipscine: O fim do mundo no cinema
Enquanto muita gente se prepara para o fim do mundo previsto para 21 de dezembro, o Cinusp exibe uma seleção de filmes que tratam o tema. Na programação, Melancolia, de Lars Von Trier, Dr. Fantástico, de Stanley Kubrick, a animação Wall- E, entre outros. Grátis.

8º Festival de Cinema Italiano
Esta é a última semana da 8ª edição do Festival de Cinema Italiano. Com uma programação que traz filmes contemporâneos e uma retrospectiva dos trabalhos do ator Giancarlo Giannini, o festival acontece no MIS, Cine Sabesp e Cinemark, com títulos como Por um Destino Insólito e Pasqualino Sete Belezas.



Jogo da Verdade – os documentários de Peter Watkins
Durante essa semana, a Caixa Cultural SPexibe dez filmes documentais do cineasta, crítico e teórico britânico Peter Watkins. Na programação, a primeira e segunda parte deEdvard Munch, The Gladiators (1969),Punishment Park (1971), entre outros.


As animações melancólicas de Sylvain Chomet
Nesta terça, o SESC Santana exibe a animaçãoO Mágico, lançada em 2010 pelo cineasta francês Sylvain Chomet. Realizado em 2D, o filme mostra um velho mágico que vê seu público diminuir e precisa viajar para tentar se manter.

Atualizado em 15 Dez 2012.