Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, tem uma mostra de cinema latino-americano e outra com filmes sobre histórias musicais que celebram o rock. Além disso, a Mostra Mundo Árabe volta com programação no CCBB. Confira!

7º Festival de Cinema Latino-Americano
Até quinta-feira, 19, são exibidas produções contemporâneas de cinema latino-americano nas salas do Memorial da América Latina,CineSESC, Cinemateca e Cinusp. Entre os destaques estão Loxoro, da peruana Claudia Llosa; 3, do uruguaio Pablo Stoll; e Pescador, do equatoriano Sebastián Cordero.

7ª Mostra Mundo Árabe
Quem perdeu a Mostra Mundo Árabe em junho, tem uma segunda chance. De terça a domingo, o CCBB exibe filmes como Éramos Comunistas,Beirute Fantasma e Nem Alá, nem mestre, retratando a realidade política, social e cultural dos países árabes.



Rock Cinema Clube
Ainda no clima do dia do rock - celebrado em 13 de julho -, o Cine Olido reúne 21 filmes com histórias musicais para todo o mês, a partir desta terça, 17. Entre os títulos estão The Rolling Stones: Shine a Light, George Harrison: Living in the Material World e Jovens, Loucos e Rebeldes.

Georges Méliès
Quem já assistiu ao filme A Invenção de Hugo Cabret pode ver um pouco sobre os últimos momentos de Georges Méliès, conhecido como o “pai dos efeitos especiais”. Outra oportunidade de saber mais sobre o artista é na exposição que acontece até setembro, noMIS, que traz cartazes, desenhos, figurinos originais e a exibição de 11 de seus filmes.

A Boca em Roterdã
A mostra continua na Cinemateca exibindo o que foi destaque no festival de cinema de Roterdã com filmes da boca do lixo rodados entre as décadas de 1960 e 1980, como Fuk Fuk à Brasileira, Anjo Loiro e Império do Desejo. Além disso, há uma homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach, falecido recentemente, e a exibição de documentários sobre a história do cinema marginal na mostra paralela, Curta Cinemateca.

Ziraldo 80
Criador do Menino Maluquinho e tantos outros personagens, Ziraldo completa 80 anos em outubro. Por isso, o CineSESC faz uma homenagem ao autor durante todo o mês de julho. A programação traz exposição fotográfica e a exibição de filmes com seus personagens.

Atualizado em 19 Jul 2012.