Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana começa o Festival Indie 2012 e uma mostra com obras dos tchecos Jan Svěrak e Zdeněk Svěrak. Confira!

Alain Resnais
A Cinemateca Brasileira apresenta ao longo do mês de setembro uma retrospectiva em homenagem ao cineasta francês Alain Resnais, que completou recentemente 90 anos de idade. A programação traz boa parte de sua carreira, apresentando desde seus primeiros trabalhos, como os curtas Van Gogh (1948) e Noite e neblina (1955), a clássicos como Hiroshima meu amor, Muriel e A guerra acabou.

Indie 2012
O Festival Indie 2012 começa nesta sexta e exibe uma série de filmes de diretores novos ou inéditos no Brasil. As sessões rolam nas salas do CineSESC e Cine Olido, onde acontecem retrospectivas dos cineastas Aleksey Balabanov, da Rússia; do norte-americano Charles Burnett e do japonês Kazuyoshi Kumakiri.

Pai e Filho
Nesta quarta, o CCBB apresenta a mostra Pai e Filho – Mostra de Cinema Svěrák, com realizações dos tchecos Jan Svěrak e Zdeněk Svěrak. A mostra reúne títulos reconhecidos no Brasil, como Kolya (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro), e Num Céu Azul Escuro, além de obras inéditas como Garrafas Vazias e O Retorno de Kuki.

Tela para todos
O projeto Tela Para Todos exibe uma produção brasileira por mês, no CCBB, de quinta a domingo, sempre às 13h. Em setembro é a vez do longa No Meu Lugar, filme de estreia do diretor carioca Eduardo Valente.


BR1 – Skate Film Festival
O Cine Olido recebe pela primeira vez o festival de cinema e vídeo de skate do Brasil, com exibição de filmes e documentários como parte do mês da cultura independente. Até quinta-feira, a programação traz filmes inéditos no Brasil como Supercharged - The Life & Times of Tim Brauch, documentário que celebra a vida de um dos nomes mais importantes do skate mundial, entre outros.

Atualizado em 21 Set 2012.