Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
>> Festival de Cannes 2012

Nesta semana, começa uma mostra de cinema chileno, no Cine Olido; e outra com documentários políticos produzidos na América Latina, que rola na Cinemateca e no CineSESC. Confira!

Cinema Chileno Hoje
Terça-feira estreia a mostra Cinema Chileno Hoje, no Cine Olido. Com 11 títulos, a programação traça um panorama do cinema chileno contemporâneo com filmes como Nostalgia da Luz, Verano e Post Mortem.




Bergman
Já começou, no CCBB, a mostra em homenagem ao cineasta sueco Ingmar Bergman que vai até julho. São exibidos mais de 50 filmes como os clássicos Morangos Silvestres, O Sétimo Selo e Gritos e Sussurros. Além disso, o jornalista Sérgio Rizzo ministra um curso sobre a obra de Bergman.

On the Road
Esta é a última semana para conferir a mostra On the Road, na Cinemateca. Entrando no clima do lançamento do longa Pé na Estrada, de Walter Salles, a mostra reúne road movies clássicos como Sem Destino (Dennis Hopper), Cinema, Aspirinas e Urubus (Marcelo Gomes), Coração Selvagem(David Lynch) e No Decurso do Tempo (Wim Wenders).

Caixa de Cinema
Inspirada na famosa Jukebox, a Caixa de Cinema é uma cabine equipada com um monitor touchscreen que reproduz cenas clássicas do cinema, com duração de três minutos cada. Entre os títulos estão Casablanca, Cidadão Kane, Jules e Jim e A Doce Vida. Até novembro, no MIS.

Horror no Cinema Brasileiro
Nesta quarta, acontece a reprise do filme O Lobisomem, de Elyseu Visconti Cavalleiro, que faz parte da mostra Horror no Cinema Brasileiro, da Cinemateca. O longa traz Wilson Grey como um milionário que se transforma em lobisomem à meia-noite e ainda traz Paulo Villaça no papel de Satanás.

Memória e Transformação
Dia 19, terça-feira, começa a mostra Memória e Transformação que reúne documentários latino americanos, produzidos nos últimos 60 anos, que retratam questões políticas e as mudanças causadas por ela em vários países da América do Sul. A programação ainda traz exposição, seminário e uma aula com o cienasta chileno Patricio Guzmán. Até 08 de julho, na Cinemateca, e até 05 de julho, no CineSESC.

Atualizado em 22 Jun 2012.