Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana os destaques são as mostras Sampa Sertão , no Cine Olido; e Os Clones de Star Wars. Confira!

Sampa Sertão
O Cine Olido selecionou filmes que falam sobre as riquezas do sertão nordestino e faz reflexões por meio da cultura e das tradições. Até quinta-feira, 23, são exibidos longas como Cinema, aspirinas e urubus, Tocaia no Asfalto, Eu me Lembro e Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Os Clones de Star Wars
Na Biblioteca Viriato Corrêa acontece a mostra Os Clones de Star Wars com uma programação que traz filmes como Mercenários das Galáxias, Star Wars Turco, Os Trapalhões na Guerra dos Planetas, entre outros que foram inspirados no longa Star Wars, de George Lucas, lançado em 1977.



Festival Varilux de Cinema Francês
Esta é a última semana para ver a maratona de filmes franceses em mais de 30 cidades do Brasil. Ao todo são exibidas 17 produções contemporâneas simultaneamente, como o aclamado Intocáveis, e E agora, aonde vamos?, de Nadine Labaki. Em São Paulo, o festival acontece nas salas do Espaço Itaú Frei Caneca, no Cine Livraria Cultura e no Kinoplex Itaim.

Irmãos Cohen – Duas mentes brilhantes
O CineSESC exibe a filmografia completa dos irmãos Joel e Ethan Cohen até dia 23/08. A mostra traz filmes como Gosto de Sangue, Bravura Indômita, O Grande Lebowski e Queime depois de Ler.


CineSESC
Na programação do CineSESC desta semana são exibidos dois filmes bacanas e exclusivos. Na sessão das 14h30 passa o documentário Memórias de Xangai, que mostra as transformações que a cidade chinesa passou entre 1930 e 2010. Na sessão das 17h é a vez do filme Constantino, em que o diretor Otavio Cury descobre um livro escrito por seu bisavô, um dos pioneiros do teatro árabe, e faz uma viagem à Síria para descobrir uma faceta de sua história desconhecida.

Atualizado em 24 Ago 2012.