Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> As 10 melhores salas de cinema de São Paulo
>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana

Nesta semana, o Festival Varilux de Cinema Francês ganha novas sessões em São Paulo e Rio de Janeiro, e o Festival Internacional de Curtas Metragens faz exibições gratuitas em vários pontos da cidade. Confira!

Festival Internacional de Curtas Metragens
Até sexta-feira, a 23ª edição do festival de curtas exibe gratuitamente cerca de 350 títulos nas salas da Cinemateca, Cine Olido, MIS, Cinusp, CineSESC e Espaço Itaú Augusta. Entre os destaques estão as produções do Oriente Médio e África e os brasileiros Vestido de Laerte e A Dama do Estácio, com Fernanda Montenegro.

Festival Varilux de Cinema Francês
Com o sucesso da maratona de filmes franceses, o Festival Varilux foi prorrogado em São Paulo e Rio de Janeiro, no Espaço Itaú Pompéia e SESC Botafogo, respectivamente. Até dia 31 de agosto a programação continua com as 17 produções contemporâneas como E agora, aonde vamos? e Intocáveis.

Antologia Visual da Argentina
Nesta quarta estreia no CCBB uma mostra com 15 filmes que fazem um paralelo entre a literatura e o cinema argentino. A programação traz filmes clássicos como Rosaura a las Diez, faz um panorama do cinema contemporâneo e ainda exibe uma série de cinco documentários sobre reconhecidos autores argentinos: Borges, Cortazar, Puig e Sábato.

Georges Méliès
Quem já assistiu ao filme A Invenção de Hugo Cabret pode ver um pouco sobre os últimos momentos de Georges Méliès, conhecido como o “pai dos efeitos especiais”. Outra oportunidade de saber mais sobre o artista é na exposição que acontece até setembro, no MIS, que traz cartazes, desenhos, figurinos originais e a exibição de 11 de seus filmes.

Tutto Fellini
A mostra Tutto Fellini continua no SESC Pinheiros. Quem passar por lá confere um panorama da obra do cineasta italiano, conhecido pelo seu genial trabalho em clássicos como Oito e Meio e A Doce Vida.Estão expostos fotografias de bastidores, desenhos feitos pelo diretor, entrevistas, trechos de filmes e vários documentos inéditos.

Atualizado em 31 Ago 2012.