Guia da Semana

São Paulo é uma cidade cheia de cinéfilos ávidos por bons filmes. Por isso, o Guia da Semana preparou um roteiro com algumas exibições que não podem ficar de fora da sua agenda e que vão muito além dos blockbusters e das estreias.

Aqui, selecionamos o melhor das salas, mostras e novidades do universo cinematográfico. Filmes que muitas vezes não estão na lista de maiores bilheterias, mas que com certeza ainda valem a pena serem assistidos, por causa do diretor, do ator, da atriz, do roteiro ou por ser um filme histórico.

>> Confira o Top 10 de bilheteria do fim de semana
>> Saiba quais as estreias da semana
>> Veja os filmes que estão em cartaz na cidade
>> Festival de Cannes 2012

Nesta semana, acontece o festival CINEfoot, dedicado a filmes com o futebol como tema; a mostra DOCPOINT, na Cinemateca, com documentários produzidos na Finlândia e o África Hoje, com produções africanas realizadas no Brasil. Confira!

África Hoje
Estreia nesta terça-feira a mostra África Hoje, na Caixa Cultural São Paulo. Até 10 de junho acontecem debates e são exibidos 24 documentários africanos realizados no Brasil. Além de discutir questões do continente, é uma boa oportunidade para conhecer o que tem sido produzido lá!


DOCPOINT
Sexta-feira é dia de correr para a Cinematecaver a mostra de documentários finlandeses. Até domingo, dia 03/06, são exibidas produções dos anos 2000 feitas por jovens cineastas nórdicos. A cada sessão é exibido um curta-metragem e um longa na sequência.





CINEfoot
A 3ª edição do festival dedicado a filmes com o tema futebol começa nesta quarta, dia 31/05. Com exibições no Reserva Cultural e no Museu do Futebol, a mostra traz títulos como Um Jogo, Uma Paixão, Zimbú e Brasil Bom de Bola.



Douglas sirk
A mostra dedicada à obra do diretor alemão Douglas Sirk continua no CCBB. Com aulas sobre o autor, são exibidos filmes comoRecomeçar a Vida, Vidocq e Desejo Atroz. Sirk foi um dos principais autores do gênero melodrama e uma inspiração para cineastas como Rainer Werner Fassbinder e Pedro Almodóvar.



Cinema em Fuga
A mostra O Cinema em Fuga faz suas últimas sessões no Cine Olido. Até 31 de maio são exibidos clássicos dos gêneros suspense e ação como Rambo, programado para matar, Louca Escapada, de Steven Spielberg, e Sabotador, de Hitchcock. Além disso, fica em cartaz o polêmico Essential Killing, sobre um membro do Talibã que vive no Afeganistão e é preso por soldados americanos.

Cinema Mexicano
Esta é a última semana para conferir a mostra que reúne alguns clássicos do cinema mexicano, na Cinemateca. Dirigidos pelo cineasta Luis Buñuel e estrelados pelo ator e lutador El Santo, são exibidos filmes como A Ilusão Viaja de Trem, de Buñuel, e Anónimo Mortal, interpretado por El Santo.

Atualizado em 1 Jun 2012.