Guia da Semana
Cinema
Por Mariana Morais

In-Edit Brasil 2012

Festival de documentários musicais exibe 77 títulos em várias salas da cidade.

O Beatle George Harrison em documentário de Martin Scorsese (Divulgação)

No final da década de 1960, o jornalista Fernando Faro criou o programa Ensaio, para a TV Tupi. Com close no rosto dos artistas entrevistados, perguntas em off e fundo preto, o programa documenta a música brasileira até hoje, na TV Cultura.

Enquanto isso, já nos anos 70, Don Letts, DJ do bar Roxy, em Londres, filmava as primeiras apresentações dos Sex Pixtols, The Clash e The Damned, registrando o início do movimento punk.

>> Confira a programação do circuito alternativo de cinema em SP
>> Estreias no cinema
>> Mostra Ingmar Bergman
>> Vencedores do Festival de Cannes 2012

Não para menos, Fernando Faro e Don Letts são homenageados na 4ª edição do In-Edit, o festival internacional de documentários musicais que acontece entre 01 e 10 de junho, em seis salas de cinema, em São Paulo.

A programação do festival exibe 77 títulos, representando 11 países, nas salas do MIS (Museu da Imagem e do Som), CineSESC, Cinemateca Brasileira, Cine Olido, Cine Livraria Cultura e Matilha Cultural, revelando artistas e movimentos musicais.

Entre os destaques brasileiros, o filme Lira Paulistana e Vanguarda Paulista abre o evento contando a história da casa Lira Paulistana, de onde saíram várias tendências musicais entre 1979 e 1986 com Itamar Assumpção, Grupo Rumo, Premeditando o Breque, Titãs, entre outros.

Também aparecem na programação, Marcelo Yuka no caminho das setas, dirigido por Daniela Broitman; Jorge Mautner - O Filho do Holocausto, de Pedro Bial e Heitor D´Alincourt e Siba - Nos balés da tormenta, de Caio Jobim e Pablo Francischelli, sobre uma viagem do músico e seu contato com Biu Roque.

 

Outro movimento importante da música brasileira aparece em Tropicalismo Now, um documentário que mistura intervenções artísticas com entrevistas e atores em pequenos esquetes e conta com Gilberto Gil e André Abujamra.

Para mostrar as raízes do nosso samba, Noel Rosa - Poeta da Vila e do povo, de Dácio Malta; e Nelson Sargento - Memória do Samba, também aparecem na programação. 

Outros filmes falam sobre músicos como Lobão (Lobão – Não há estilo sem fracasso), Geraldo Vandré (O que eu sou nunca escondi), Di Melo (Di Melo – O Imorrível) e Nação Zumbi (Pisando em Terra de Reis).

Já a diretora Ana Rieper traça um histórico da música romântica no Brasil com o filme Vou Rifar meu Coração, trazendo artistas como Wando, Odair José, Amado Baptista e Nelson Ned.


The Libertines: There Are No Innocent Bystanders

Os destaques internacionais ficam para George Harrison: Living In The Material World, dirigido por Martin Scorsese; God Bless Ozzy Osbourne, mostrando a vida do artista desde o início do Black Sabbath e Queen: Days of Our Lives.

Também rolam filmes sobre os punks The Libertines (The Libertines: There Are No Innocent Bystanders) e The Clash (The Clash - Westway To The World),além de The Sacred Triangle, sobre a relação entre David Bowie, Iggy Pop e Lou Reed, nos anos 70.


Je Suis Venus Vous Dire - Gainsbourg By Gainsbourg 

O francês Je Suis Venus Vous Dire - Gainsbourg By Gainsbourg, de Pierre-Henry Salfati, reúne material de áudio e vídeo de Serge Gainsbourg e passa por sua música, pintura, poesia e vai até sua relação com Brigitte Bardot e Jane Birkin. Vale também conferir Troubadours, sobre compositores norte-americanos como Carole King e James Taylor. 

Confira a programação completa de cada sala:
MIS
CineSESC
Cinemateca Brasileira
Cine Olido
Cine Livraria Cultura

Matilha Cultural


Por Mariana Morais

Atualizado em 8 Jun 2012.

Mais notícias

"Toy Story 4", "Casal Improvável" e mais quatro filmes estreiam nesta quinta-feira (20) nos cinemas; Confira!

Cinema

O homem e a máquina: 10 filmes que têm a interação como temática

Cinema

7 filmes do diretor David Lynch que você precisa assistir

Cinema

Os melhores filmes infantis de 2019... até agora

Cinema

10 filmes imperdíveis com alienígenas para quem gosta do gênero

Cinema

10 filmes europeus imperdíveis para assistir na Netflix

Cinema