Guia da Semana

Seja para quem quer sentir medo, ou para quem quer ver uma história muito bem contada, nossa dica para o feriadão do dia 7 de setembro é a estreia de “It – A Coisa”. A nova adaptação do livro de Stephen King, que já fora transformado em telefilme nos anos 90, combina o diretor de “Mama” (2013) com o roteirista de “True Detective” (2014-2015) para narrar as aventuras de um grupo de crianças numa cidade assombrada por uma criatura que se alimenta de medos e criancinhas e assume a forma de um sinistro palhaço chamado Pennywise.

Gostou? Confira 5 motivos para não perder essa estreia:

1. Pennywise

O primeiro e maior motivo para qualquer pessoa assistir ao novo “It – A Coisa” é, evidentemente, o palhaço Pennywise. Interpretado com uma voz infantil e um sorriso psicótico por Bill Skårsgard, mais um talento em ascensão na família de atores, o vilão assume diversas formas, dependendo do medo de cada personagem, mas sempre retorna à sua figura mais conhecida – e mais assustadora. Se você tem medo de palhaços, portanto, prepare-se, pois este será provavelmente o mais traumatizante que você encontrará pela frente.

2. Crianças, bicicletas, campeonatos de cuspe

Se “It – A Coisa” é um brilhante filme de terror, a verdade é que ele se sai ainda melhor como uma aventura infantil, trabalhando com calma a construção da amizade entre um grupo de crianças desajustadas que decidem investigar, sozinhas, um mistério que ronda a comunidade. Esse formato não apenas ecoa o recente fenômeno “Stranger Things” (de onde até pega emprestado o ator Finn Wolfhard), como resgata o espírito de clássicos dos anos 80, como “Os Goonies” ou “Conta Comigo”, trazendo inocência a uma história que pode ser entendida como horrivelmente real ou como metáfora para os traumas juvenis, expressados como monstros pela imaginação de uma turma cheia de criatividade. Pensando em referências, é fácil ver traços de “A Casa Monstro”, “Super 8”, “Deu a Louca nos Monstros” e até lembrar de uma cena bastante específica de “Moonlight Kingdom” durante o filme.

3. Um filme para todos os medos

Se Pennywise é capaz de assumir a forma dos medos de cada criança, isso significa que ele consegue amedrontar, também, uma boa variedade de cinéfilos. Afinal, se você não tiver medo de palhaços, talvez se assuste com mortos-vivos, ou com pinturas grotescas, ou dentes afiados, ou com certas violências mais reais e cotidianas. Para cada pavor, há um personagem e, para cada personagem, um significado diferente (que pode ser mais ou menos complexo) para a jornada.

4. Bons personagens

Nenhum filme se sustenta sem um bom time de protagonistas e, nesse quesito, “It – A Coisa” sai na frente. Formada por Bill, Richie, Eddie, Stan, Ben, Beverly e Mike, a “gangue de perdedores” que sai à caça de Pennywise é um grupo cujos conflitos e brincadeiras não cansamos de ver. Eddie, o garoto hipocondríaco, é de longe o mais engraçado, mas como não amar o doce e investigativo Ben, o forte e determinado (porém gago) Bill, ou a durona de má fama Beverly, que na verdade só quer poder ser criança mais um pouquinho? Se o terror não for seu gênero favorito, vá ver o filme por esse elenco infantil, que vai valer o ingresso. Nota: queríamos ter visto um pouco mais de Mike, que fique avisado para a sequência!

5. Sim, tem sequência!

Não se assuste: “It – A Coisa” não é o início de uma pretensiosa franquia de terror nem nada do gênero, mas quem leu o livro de Stephen King sabe que essa história não se completa realmente sem duas partes. Na primeira, que veremos a partir do dia 7 de setembro nos cinemas, acompanhamos as crianças de Derry na investigação de uma série de desaparecimentos e em seu confronto com a “coisa” que se alimenta de medos e de crianças a cada 27 anos. Na segunda parte, revemos esses personagens 27 anos depois, de volta à cidade e novamente diante do inimigo sobrenatural. O segundo filme ainda não tem data para sair, mas já está firme nos planos da Warner – prova disso é que o primeiro traz a marca “capítulo 1” nos créditos finais.

Terror "It - A Coisa" ganha trailer em realidade virtual; confira!

Remake do filme inspirado na obra de Stephen King estreia em setembro

"O Nevoeiro", série de terror inspirada em conto de Stephen King, ganha trailer assustador

Série estreia no dia 22 nos EUA

50 Filmes de terror para ver antes de morrer

Conheça o melhor do gênero, entre clássicos e novos destaques

Por Juliana Varella

Atualizado em 6 Set 2017.