Guia da Semana

Mágico de Oz no Cinema: Conheça as adaptações

Nova versão com James Franco, Oz: Mágico e Poderoso, estreia em 8 de março.

Dos vermelhos sapatinhos de Dorothy até uma maluca viagem de balão, as aventuras do Mágico de Oz participam do imaginário das pessoas há mais de cem anos, quando foi publicado o primeiro livro do inglês L. Frank Baum, em 1901, dando sequência a uma série de histórias ocorridas na Terra de Oz.

+ Saiba quais filmes estreiam na semana
+ Conheça as adaptações de Anna Karenina no cinema
+ Musical O Mágico de Oz está em cartaz em SP
 
Depois de uma saga de livros lançados no século 20, a história foi para o cinema pela primeira vez em 1939, e ganhou, também, várias adaptações para o teatro. Agora, o mágico mais querido da literatura volta às telonas sob o título de Oz: Mágico e Poderoso, com direção de Sam Reimi, o mesmo da trilogia Homem Aranha, com estreia marcada para 8 de março.

Dessa vez, o famoso mágico é vivido por James Franco e o filme mostra um prelúdio da história conhecida pelo musical da década de 30. Em Oz: Mágico e Poderoso, Oscar Diggs ainda é um mágico de circo de ética duvidosa que é levado para a Terra de Oz, onde encontra três feiticeiras que não acreditam em seu trabalho - Mila Kunis, Rachel Weisz e Michelle Williams. Lá, ele precisa descobrir quem são as pessoas boas e más e lutar para realmente se tornar um mágico poderoso.

Conheça as outras versões do Mágico de Oz para o cinema abaixo: 

O Mágico de Oz (1939)

O Mágico de Oz 1939

Do mesmo diretor de clássicos como E o Vento Levou e O Médico e o Monstro, Victor Fleming, a primeira adaptação da história do Mágico de Oz para o cinema foi lançada em 1939 e eternizou a canção "Somewhere Over the Rainbow". No musical, a garota Dorothy (Jude Garland) é levada por um furacão quando foge para salvar seu perseguido cachorrinho e vai parar na Terra de Oz. Sem saber como voltar para casa, ela conhece no caminho um espantalho que quer um cérebro, um homem lata que quer um coração e um leão covarde que quer ter coragem. Por isso, eles se unem para encontrar o famoso mágico para ajudá-los a realizar esses desejos. Neste filme, o mágico de Oz é vivido pelo ator Frank Morgan e aparece no final já velho.

 

O Mágico Inesquecível (1978)

O Mágico Inesquecível

Com direção de Sidney Lumet (12 Homens e Uma Sentença), na versão de O Mágico Inesquecível, a história ganha a Nova York dos anos 70 como cenário e astros da música no elenco. Não parece na foto, mas a Dorothy é a cantora Diana Ross e o espantalho é ninguém menos que Michael Jackson. Nesta versão urbana da história, Dorothy é uma professora de 24 anos que nunca saiu do bairro do Harlem e que viaja em busca do mágico de Oz ao lado de seus companheiros em uma aventura que resgata a cultura afro americana.

O Mundo Fantástico de Oz (1985)

O Mundo Fantástico de Oz

Com a atriz Fairuza Balk (Jovens Bruxas) ainda criança na pele de Dorothy, nesta versão a garota não consegue dormir de tanto pensar em seus amigos da Terra de Oz, onde esteve seis anos antes. Preocupada, a tia a leva ao médico e ela acaba escapando de um sanatório. Dessa fuga, Dorothy acorda na Terra de Oz novamente e encontra o local em ruínas com seus amigos homem lata e leão covarde transformados em pedra por um malvado rei que ela precisa enfrentar.  


Os Muppets e o Mágico de Oz (2005)

Os Muppets e o Mágico de Oz

No filme dirigido por Kirk R. Tatcher, a garota Dorothy sonha em ser uma cantora famosa. Com a reprovação dos seus tios, ela vai chateada descansar em seu quarto que fica em um trailer. Levado por um ciclone, ela vai parar na Terra de Oz e encontra os companheiros homem lata, espantalho e leão covarde que são interpretados pelos Muppets Gonzo, o sapo Caco e o urso Fozzie. No elenco humano, as cantoras Queen Latifah e Ashanti, na pele da tia e de Dorothy, respectivamente, e o diretor Quentin Tarantino interpretando ele mesmo.

Atualizado em 7 Mar 2013.

Por Mariana Morais
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

"Tomb Raider" com Alicia Vikander no papel de Lara Croft ganha primeiro trailer; assista!

Novo filme da franquia tem estreia prevista para março de 2018

13 objetos de decoração que vão deixar sua casa mais cinéfila

De quadro interativo a almofada para pipoca, confira os itens que não podem faltar no seu cafofo

Entrevista: Dylan O’Brien fala sobre seu primeiro papel nos cinemas após acidente em 2016

“O Assassino: O Primeiro Alvo” chega aos cinemas nesta quinta, 21 de setembro

"All I See is You", drama com Blake Lively, ganha primeiro trailer; assista!

Longa estreia dia 27 de outubro nos EUA

Bilheterias da semana: "It - A Coisa" mantém liderança enquanto "Mãe!" fracassa nos EUA

Filme pode se tornar a maior bilheteria da história no gênero de horror

"Bingo - O Rei das Manhãs" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2018

Filme de Daniel Rezende se inspira na história real de um dos atores que interpretou o palhaço Bozo no Brasil