Guia da Semana

O que fazer quando você tem muitas horas livres? Uma maratona, é claro! Seja para juntar as peças de uma longa franquia de que você mal se lembra ou para conhecer uma nova saga, a verdade é que organizar maratonas pode ser muito mais divertido do que apenas assistir a filmes.

O Guia da Semana selecionou algumas das séries de filmes mais populares entre “maratonistas” e dá as dicas para você aguentar cada quilômetro. Você também pode organizar maratonas temáticas por gênero, assunto, diretor ou ator.

Confira:

Harry Potter

Total de filmes: 8

Total de horas: 19h39

Dicas: Separe um feriado prolongado para garantir um mínimo de descanso entre um filme e outro. Para surpreender, espalhe velas pela sala e faça lanchinhos temáticos, com nomes ou forma de coisas mágicas, como varinhas, chapéus, sapos, etc.. Também vale servir balinhas sortidas e rotulá-las como “balas de todos os sabores”. Depois, inscreva-se na escola virtual de Hogwarts ou comece a juntar dinheiro para visitar o parque temático na Disney.

O Senhor dos Anéis

Total de filmes: 3

Total de horas: 9h18

Dicas: Se quiser incrementar a maratona, acrescente os filmes da saga “O Hobbit”, baseados no livro que antecedeu a trilogia. Some para isso mais 5h30 (e reserve o dia 11 de dezembro para assistir ao próximo filme da franquia).

Star Wars/ Guerra nas Estrelas

Total de filmes: 6

Total de horas: 13h17

Dicas: Comece pelo Episódio IV ou seja para sempre banido da comunidade Jedi. Entre os filmes, deixe rolando a trilha sonora oficial e, se você tiver sabres de luz decorativos, essa é a hora de usar.

007

Total de filmes: 23

Total de horas: 46h11

Dicas: Organize pequenas maratonas para cada ator que interpretou James Bond (Sean Connery: 6 filmes; George Lazenby: 1 filme; Roger Moore: 7 filmes; Timothy Dalton: 2 filmes; Pearce Brosnan: 4 filmes; Daniel Craig: 3 filmes).

Batman

Total de filmes: 7

Total de horas: 15h55

Dicas: Separe os filmes por diretor (Tim Burton, Joel Schummacher e Christopher Nolan) e faça longos intervalos entre cada série. Vale escurecer a casa e criar um clima mais noir.

Indiana Jones

Total de filmes: 4

Total de horas: 8h02

Dicas: Não comece a maratona sem um chapéu e, se quiser tornar a experiência mais divertida entre as sessões, esconda pistas pela casa levando a um tesouro secreto (o próximo filme, por exemplo, ou o saco de pipoca).

O Poderoso Chefão

Total de filmes: 3

Total de horas: 8h57

Dicas: Você é o dono da casa, portanto, no dia da maratona, será o próprio Don Corleone. Vá ensaiando a fala com bolas de algodão sob as bochechas e deixe crescer aquele bigodinho. Dá para assistir aos três filmes numa única madrugada, mas não se esqueça de deixar uma garrafa de água por perto, e algo para comer. Um vinho italiano também combina com a ocasião.

Jogos Mortais

Total de filmes: 7

Total de horas: 11h09

Dicas: Como em qualquer filme de terror – ou suspense com muito, mas muito sangue -, é importante ter companhia para encarar esta maratona. Chame amigos que não vão pregar peças em você entre um filme e outro, e com quem você se sinta confortável para gritar ou abraçar num momento de medo. Ah! E tente não terminar o último filme à noite, pois você não conseguirá dormir tão rápido.

Velozes e Furiosos

Total de filmes: 6

Total de horas: 10h58

Dicas: Se sua namorada (ou namorado, ou mãe, ou avô) não gosta de carros e filmes de ação, negocie com antecedência para que ela (e) tenha o que fazer enquanto você estiver mergulhado na maratona. Chame seus amigos e arranje um jogo de corrida para disputar com eles entre os filmes. Só não vale fazer isso com carros de verdade!

Crepúsculo

Total de filmes: 5

Total de horas: 10h08

Dicas: A mesma dica vale para esta saga. Se você sabe que seu namorado não suporta os vampiros dos filmes, avise-o sobre seus planos para que ele se programe sem você. Depois, chame a turma e sirva vinho tinto, ou suco de uva entre os filmes, só para não perder a piada. Os convidados podem se dividir entre “team Edward” e “team Jacob” e cuidar das tarefas antes e durante a maratona (como fazer as compras, servir drinks, decorar a casa ou lavar a louça).

Por Juliana Varella

Atualizado em 5 Fev 2016.