Guia da Semana

Espelhos, janelas entreabertas, luzes piscantes e, de repente, um vulto. Só mesmo um filme de terror para dar aquele arrepio típico, mesmo quando a história já é conhecida e o público já conhece todos os seus truques. Quem gosta do gênero não se decepcionou com os cinemas em 2013: choveram lançamentos do gênero, entre remakes, sequências e originais.

+ Conheça o especial Melhores de 2013 no Guia da Semana
+ Relembre os filmes que se passam na noite de Halloween
+ Conheça bebidas especiais para comemorar o Halloween

No dia 1º de novembro, chega às telas o oitavo longa de terror do ano, Uma Noite de Crime, com uma pegada futurista. Para quem ainda não está satisfeito, o ano ainda reserva Sobrenatural: Capítulo 2, o remake de Carrie, A Estranha, Twixt (dirigido por Francis Ford Coppola e lançado em 2011 nos EUA) e o brasileiro Mar Negro, de Rodrigo Aragão.

Relembre os melhores filmes de terror lançados em 2013 até agora:

Mama

Jessica Chastain viveu uma mãe adotiva aterrorizada pelas filhas recém-chegadas. As meninas foram vítimas de uma tragédia familiar e passaram anos sozinhas numa casa abandonada, sob os cuidados de um espírito maternal, antes de serem encontradas pelo tio e sua namorada (Chastain). O filme foi inspirado no curta-metragem do diretor estreante Andrés Muschietti, e ganhou produção de Guillermo Del Toro.

A morte do demônio

Na versão moderninha do clássico de 1981, um grupo de adolescentes encontra o Livro da Morte numa cabana e desperta espíritos vivendo na floresta. O mesmo banho de sangue, com tecnologia capaz de tornar tudo ainda mais grotesco.

Os escolhidos

Uma família comum começa a perceber fenômenos estranhos envolvendo sua casa e seu filho. Aos poucos, eles percebem que se tornaram alvo de algo incompreensível – que não é deste mundo.

Invocação do mal

Supostamente baseado em fatos reais, o filme conta a história de uma família com cinco filhas que se muda para uma casa assombrada não por um, mas por diversos espíritos. Os pais então contratam um casal de investigadores paranormais para resolver a situação.

Uma noite de crime

Para esvaziar suas prisões, o governo americano decide criar uma data anual em que, durante 12 horas, nenhum serviço de emergência funcionará e todos os crimes poderão ser cometidos sem punição. Ethan Hawke interpreta o pai de uma família ameaçada por um invasor, que precisa decidir o que fazer para se proteger sem a ajuda da polícia ou a segurança de um hospital.

Por Juliana Varella

Atualizado em 25 Dez 2013.