Guia da Semana

Para a felicidade dos cinéfilos de plantão, o mês de fevereiro está recheado de mostras de cinema gratuitas e online. Ou seja: será possível aproveitar o melhor da sétima arte sem precisar gastar ou sair de casa.

A programação conta com filmes franceses, brasileiros, novos, clássicos, longas, curtas... de tudo um pouco! Pensando nisso, o Guia da Semana trouxe uma seleção de mostras de cinema gratuitas e online para conferir em fevereiro de 2021. Saiba mais:


► CINEMA #EMCASACOMSESC

A série ‘Cinema #EmCasaComSesc’, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta quinta-feira (11/02), a série estreia uma programação especial para quem gosta de música, samba e Carnaval com os documentários "Clementina", "O Samba", "Elton Medeiros - O Sol Nascerá", "Dê Lembranças a Todos" e "Viva Alfredinho!". Já na segunda-feira (15/02), estreiam as ficções "Boleiros: Era Uma Vez o Futebol", "O Príncipe", "Sábado" e "A Festa", de Ugo Giorgetti.

Quando: a partir de 11 e 15 de fevereiro
Onde: confira aqui


► XVI PANORAMA INTERNACIONAL COISA DE CINEMA

Vinte e quatro filmes de diferentes formatos compõem a ‘Competitiva Baiana do XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema’, que ocorre de 24 de fevereiro a 3 de março, no formato online, com acesso gratuito a toda a programação. A seleção traz produções com diferentes gêneros, com seis longas-metragens e 18 curtas. Os filmes serão disponibilizados gradualmente na plataforma de streaming ao longo do festival e cada um deles permanecerá acessível por 24 horas.

Quando: de 24 de fevereiro a 3 de março
Onde: confira aqui


► MOSTRA INFANTOJUVENIL DE CINEMA E INOVAÇÃO

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília apresenta Desenhando Futuros: Mostra Infantojuvenil de Cinema e Inovação, evento inédito que exibe novas produções infantojuvenis do Cinema Brasileiro. As sessões estão sendo exibidas na sala de cinema do CCBB Brasília ao ar livre, mas o Brasil inteiro poderá acompanhar a programação online, já que os filmes também estarão disponíveis, gratuitamente, de 15 até 21 de fevereiro, pela plataforma de streaming e programação ao vivo InnSaei.TV. Confira a programação completa aqui.

Quando: de 15 a 21 de fevereiro
Onde: confira aqui


► SPCINE PLAY

A plataforma de streaming da Spcine conta com mais 300 títulos, divididos entre filmes, séries, shows e videoclipes que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil. No catálogo, estão disponíveis raridades de grandes nomes do cinema brasileiro, como Hector Babenco, Zé do Caixão, Suzana Amaral, Helena Ignez, Tata Amaral e Ana Carolina. A Spcine Play está estendendo a gratuidade do seu catálogo até 31 de março de 2021. E você ainda pode conferir filmes das principais mostras e festivais de cinema de São Paulo, como o Festival de Cinema Latino Americano e o Festival Mix Brasil. Destaque também para a estante da Mostra do Audiovisual Negro – Apan, que abriga 35 títulos atualmente, e para as produções do My French Film Festival, que segue na plataforma até o dia 15 de fevereiro.

Quando: até 31 de março
Onde: confira aqui


► CINEMATECA ONLINE

No dia 12 de fevereiro se inicia na cinemateca do MAM a mostra ‘A Gota Preta Filmes Apresenta’, que irá reunir dez filmes da distribuidora que serão incorporados ao acervo da Cinemateca. ‘A Gota Preta’ foi criada por Renato Ranquine, em 2016, e reúne filmes ligados ao universo das artes visuais e ao cinema experimental brasileiro. Serão exibidas as videoartes experimentais ‘Adeus às coisas’ e ‘A Noite dos lanches’, de Ian Schuler, e as animações ‘Bárbara Balaclava’ e ‘Rasga mortalha’, de Thiago Martins de Melo.

Quando: de 12 a 18 de fevereiro
Onde: confira aqui


► OXBOW LAKE TIME

A Videobrasil apresenta a mostra online da artista sul-coreana Ayoung Kim, Oxbow Lake Time. Esta é a segunda exposição do projeto “Anthropocene: Korea x Brazil 2019 – 2021”, que celebra seis décadas de relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Sul. Ayoung Kim é um dos nomes mais proeminentes da cena artística de seu país e nesta mostra de filmes, ela sintetiza sua pesquisa em torno da biopolítica e controle de fronteiras, da inteligência artificial, da origem ancestral e do futuro iminente.

Quando: de 1 a 28 de fevereiro
Onde: confira aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 12 Fev 2021.