Guia da Semana

Seja com as crianças ou entre adultos, não deixe de conferir nestas férias a nova animação da Pixar, “Viva – A Vida é Uma Festa”. Inspirado na tradição mexicana do Dia dos Mortos, o filme conta a história de um menininho que é apaixonado por música, mas não pode seguir seu sonho por causa de um antigo trauma de sua tataravó, que proibiu para sempre a prática da música na família. Emocionante e delicado, o longa vai agradar aos pequenos com sua aventura engraçada e cheia de descobertas e vai encantar os adultos com suas mensagens sensíveis sobre o valor da família e da memória. Confira 4 motivos para não perder essa estreia:

Cores

Como a festa que o inspirou, o filme não economiza nas cores, apostando em tons quentes e terrosos para caracterizar o mundo dos vivos e em tons de neon, verdes e roxos para formar o exuberante mundo dos mortos e suas criaturas mágicas. Repare, ainda, no cuidado que é dedicado à composição de tecidos, estampas e texturas, inclusive de pele.

Cultura

O cinema sempre pode ser um meio para conhecer melhor outras culturas. No caso de “Viva”, temos a chance de compreender uma cultura latina como a nossa, mas diferente em muitos aspectos. Enquanto a maioria dos brasileiros vão se identificar com os costumes familiares e artísticos e com o clima da cidadezinha de interior onde vive Miguel, muitos também irão se surpreender com a forma como os mexicanos encaram a morte, praticando rituais ligados à memória e ao espírito de forma festiva e positiva, estimulando a união e a celebração da família no lugar do luto.

Sentimentos

A Pixar pode ter errado em algumas de suas escolhas nos últimos anos, mas, em “Viva”, ela volta a acertar em cheio aquele lugarzinho no coração que nos faz sair da sessão com o coração mais aquecido (e os olhos absolutamente inchados). Prepare-se para deixar toda a sua dignidade do lado de fora da sala de cinema.

Música

Como um dos temas centrais de “Viva” é o sonho de Miguel de ser músico, nada mais adequado do que a trilha sonora trazer alguns temas-chiclete, como o principal “Lembre de Mim” - composto pelo casal Kristen Anderson-Lopez and Robert Lopez, os mesmos responsáveis pelas canções de “Frozen”, incluindo a vencedora do Oscar “Let it Go”.

Bilheterias: “Viva – A Vida é Uma Festa” supera “Liga da Justiça” nos EUA

Animação da Pixar tem a quarta maior abertura do feriado de Ação de Graças

25 flmes infantis que estreiam em 2018

“Viva – A Vida é Uma Festa” e “O Touro Ferdinando” estão entre os melhores lançamentos do ano para as crianças

Os melhores filmes que passaram pelos cinemas em 2017

"It - A Coisa" e "mãe!" estão entre os filmes mais impactantes do ano até agora

Por Juliana Varella

Atualizado em 5 Jan 2018.