Guia da Semana

Estreia nesta quinta-feira, 15 de março, um novo filme baseado na franquia de jogos Tomb Raider. Dirigido pelo norueguês Roar Uthaug, “Tomb Raider – A Origem” mostra a exploradora Lara Croft em sua primeira missão, antes de se tornar a heroína conhecida pelos fãs. No filme, Croft está tentando construir uma vida independente, longe da empresa da família, quando descobre detalhes sobre o desaparecimento de seu pai, sete anos antes. Ela, então, decide partir numa jornada rumo a uma ilha isolada, onde acredita que o pai ainda esteja vivo.

Gostou? Confira 3 motivos para colocar esse lançamento na sua lista:

1. Alicia Vikander

Dezessete anos depois de Angelina Jolie estrear nos cinemas como Lara Croft, é a vez de Alicia Vikander assumir o papel numa versão mais moderna da personagem. Vikander, como descobrimos assistindo ao filme, se revela a escolha perfeita: vencedora de um Oscar por “A Garota Dinamarquesa”, a atriz sueca consegue trazer naturalidade para a heroína, além de ter treinado pesado para ganhar alguns músculos e aprender alguns golpes, fazendo suas cenas atléticas parecerem mais realistas do que o selo “filme de video-game” poderia sugerir.

2. Ação, aventura e quebra-cabeças

Falando em video-games, esse é um dos grandes acertos de “Tomb Raider – A Origem”. Despretensioso, o longa se preocupa muito mais em oferecer pequenos quebra-cabeças e desafios para a protagonista, numa estrutura típica de jogos de aventura, do que em desenvolver uma história complexa e relevante. Ideal para uma sessão no fim de semana com amigos.

3. Fiel ao jogo (mas nem tanto)

Este ponto é em parte positivo, em parte negativo. Por um lado, os fãs do jogo de 2013 (no qual o filme foi baseado) vão gostar de ver cenários idênticos e boa parte de história aproveitada com fidelidade nos cinemas. É interessante, ainda, que haja algumas diferenças na trama, fazendo com que os jogadores não saibam exatamente quais serão os próximos passos da personagem. Porém, uma das mudanças feitas no roteiro parece ter sido uma escolha infeliz, especialmente para o momento em que o filme chega aos cinemas: uma personagem feminina essencial no jogo ficou de fora do longa, fazendo com que Lara Croft seja a única mulher em cena na maior parte do tempo.

Entrevista | Alicia Vikander fala sobre Tomb Raider, paixão por Indiana Jones e a decisão de abrir sua própria produtora

Atriz conversou com o Guia da Semana em passagem pelo Brasil, em dezembro

Relembre 10 adaptações de games para o cinema

Relembre algumas das adaptações mais marcantes e saiba o que vem por aí

20 heroínas imbatíveis do cinema

Conheça as protagonistas mais fortes dos filmes de ação e aventura

Atualizado em 17 Mar 2018.