Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação do dia 26/10 na Mostra
+ Consulte a programação completa da Mostra
+ Saiba quais são os filmes imperdíveis da Mostra

+ Confira a programação grátis da Mostra
+ Veja quem são os diretores convidados da Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra neste sábado, 26 de outubro:

Child’s Pose (Pozitia Copilului, Calin Peter Netzer, Romênia, 2012, 112 min, 12 anos)

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim este ano, o longa mostra os esforços de uma mãe para tirar o filho da cadeia, quando esse se envolve num acidente trágico. Mais do que ajudar o jovem adulto (de 34 anos), ela deseja ganhar de volta a atenção e a dependência do filho.


19h10 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 1

Até que a Sbórnia nos Separe (idem, Otto Guerra e Ennio Torresan, Brasil, 2012, 85 min, livre)

Do diretor de “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock n’ Roll”, “Até Que A Sbórnia Nos Separe” é uma animação nacional que conta a história de um pequeno país cercado por um muro, que não conhece seus vizinhos. Quando um acidente abre uma passagem no muro, os moradores da Sbórnia se dividem entre abraçar a novidade e se refugiar em suas tradições.


17h40 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 4

A Camarada Kim Vai Voar (Comrade Kim Goes Flying, Nicholas Bonner, Coreia do Norte/Bélgica/Reino Unido, 2012, 81 min, livre)

Há dez anos, um filme norte-coreano não era exibido na Coreia do Sul. Agora, com o lançamento desta co-produção, “A Camarada Kim Vai Voar” não apenas quebrou tabus locais como também chega para quebrar o preconceito do público ocidental, que vê o país como uma ilha totalitária ou uma bomba-relógio. O filme é o típico “feel-good”, sobre uma mulher que trabalha na mineração e transforma-se numa trapezista.


17h45 - Espaço Itaú De Cinema - Augusta 1

Pais e Filhos (Like Father, Like Son, Hirokazu Kore-Eda, Japão, 2013, 120 min, 12 anos)

Aclamado no Festival de Cannes, “Pais e Filhos” resgata a velha história dos bebês trocados no nascimento, mas mergulha nas reflexões de um pai que deu o seu melhor para oferecer uma vida confortável ao filho, sem ter passado tempo o suficiente com ele. O longa – misto de drama e comédia – mostra duas famílias de estilos de vida e classes sociais opstas, que descobrem que seus garotos foram trocados e precisam passar um ano com os filhos biológicos.


21h35 - Reserva Cultural 1

Por Juliana Varella

Atualizado em 22 Out 2013.