Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação da Mostra no dia 22/10
+ Conheça a programação grátis da Mostra 2013
+ Veja a lista completa de filmes da Mostra 2013
+ Veja os candidatos ao Oscar de Filme Estrangeiro que estarão na Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra nesta terça-feira, 22 de outubro:

Uma Vida Comum (Still Life, Uberto Pasolini, 87', Itália, Reino Unido, Livre)

Depois de vencer quarto prêmios no Festival de Veneza, “Uma Vida Comum” chega ao Brasil para contar a história do ordinário funcionário John May (Eddie Marsan). May trabalha procurando pessoas próximas daqueles que morreram sozinhos e organizando seus funerais, sem perceber que ele mesmo leva uma vida vazia. Quando seu vizinho morre e se torna seu novo “cliente”, May começa a rever sua existência.

13h - Espaço Itaú De Cinema -Frei Caneca 1

Todos Os Dias (Everyday, Michael Winterbottom, 94', Reino Unido, 12 Anos)

O cuidadoso drama britânico levou cinco anos para ser produzido e, por essa abordagem ambiciosa do tempo, merece uma atenção especial. O filme acompanha a vida de uma família durante os anos em que o pai está preso e só tem alguns minutos para passar com a esposa e os quatro filhos – as crianças, é claro, cresceram diante das câmeras.

17h40 - Espaço Itaú De Cinema - Frei Caneca 4

Double Play: James Benning E Richard Linklater (Gabe Klinger, 70', Estados Unidos , França, Portugal, Livre)

Vencedor do prêmio de Melhor Documentário em Veneza, o longa de estreia de Gabe Klinger mostra a relação pessoal e profissional entre dois cineastas: o documentarista James Benning (Casting a Glance) e o ídolo indie Richard Linklater (Antes da Meia-Noite).

15h50 - Cine Livraria Cultura 1

O Foguete (The Rocket, Kim Mordaunt, 96', Austrália, Laos , Tailândia, Livre)

Numa pequena aldeia no Laos, um garoto de apenas 10 anos tenta provar ao mundo que não é “pé frio”. Ao nascer, sua avó determinou que o garoto seria sinônimo de azar, já que su irmão gêmeo morrera no parto. Quando a família é obrigada a se mudar devido a um empreendimento industrial, uma série de acontecimentos ruins se seguem, mas o menino não terá sua confiança abalada tão facilmente. Vencedor do prêmio de Melhor Narrativa no Festival de Tribeca.

16h - Cine Livraria Cultura 2

O Que Os Homens Falam (Una Pistola En Cada Mano, Cesc Gay, 95', Espanha, 14 Anos)

Uma sequência de encontros casuais faz desenrolarem diálogos espontâneos e realistas sobre os dilemas de ser um homem e suas relações com mulheres e o mundo. Apesar de simples, o roteiro faz um raio-x da “espécie”, apresentando situações variadas e insights certeiros. Com Ricardo Darín, Eduardo Noriega e Javier Camara.

15h – Cinesesc

São Paulo, Sinfonia Da Metrópole (Adalberto Kemeny, Rudolf Rex Lustig, 90', Brasil, Livre)

Um dos filmes mais antigos produzidos no Brasil, “São Paulo, Sinfonia da Metrópole” terá exibição gratuita no vão livre do MASP. Filmado nos anos 20, o longa mostra a rotina da capital paulistana em meio à expansão industrial e às construções, num retrato histórico da moda e dos costumes da época.

19h30 - Vão Livre Do MASP

Por Juliana Varella

Atualizado em 22 Out 2013.