Guia da Semana

A 37ª Mostra Internacional de Cinema traz cerca de 300 filmes a São Paulo, entre inéditos e clássicos, espalhados por mais de 20 salas na capital. Além de retrospectivas com filmes de Stanley Kubrick, Eduardo Coutinho e do filipino Lav Diaz, e de um panorama do cinema sul-coreano, também chegam à cidade longas descobertos nos principais festivais internacionais.

+ Confira a programação do dia 29/10 na Mostra
+ Consulte a programação completa da Mostra
+ Saiba quais são os filmes imperdíveis da Mostra

+ Conheça a programação grátis da Mostra
+ Veja quem são os diretores convidados da Mostra

O Guia da Semana selecionou os filmes mais comentados e promissores para ajudar você a montar sua programação na Mostra.

Confira o melhor da Mostra nesta terça-feira, 29 de outubro:

Tumulto no Reino Celestial (Da nao tian gong, Tang Cheng , Wan Laiming, China, 2013, 90 min, Livre)

A animação clássica produzida em dois capítulos e lançada em 1961 e 1964 foi restaurada e ganhou uma nova trilha sonora. O longa é baseado no romance chinês “Jornada Para o Oeste” e conta a história de um Rei Macaco que rouba um cajado do Rei Dragão e provoca uma guerra.


18h05 - Cinemateca - Sala Petrobras

O Caderno Grande (A nagy füzet, János Szász, Hungria/Alemanha, 2013, 100 min, 18 anos)

Ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, o drama húngaro mostra dois irmãos gêmeos, abandonados pelos pais aos cuidados da avó, que guardam de lembrança apenas um caderno do pai, onde escrevem seus pensamentos. Abusados pela avó e enfraquecidos pela fome e o frio, os dois aprendem a desligar os sentimentos humanos e, simplesmente, não sentir mais nada.


14h -Cine Sabesp

O Grande Kilapy (idem, Zezé Gamboa, Angola/Portugal/Brasil, 2012, 100 min,16 anos)

Lázaro Ramos vive um angolano malandro nesta co-produção entre Angola, Brasil e Portugal. Num dialeto do país africano, “kilapy” significa fraude, e é justamente isso que representa seu personagem João Fraga. Ele se divide entre uma face boêmia e outra impecável ou ingênua, diante das pressões da administração colonial portuguesa.


17h10 - Reserva Cultural 1

O Garoto que Come Alpiste (To agori troi to fagito tou pouliou, Ektoras Lygizos, Grécia, 2012, 80 min, 18 anos)

Representando a porção grega da Mostra, “O Garoto Que Come Alpiste” explora o trauma psicológico deixado pela recente crise econômica do país, com base no romance de Knut Hamsun, “Fome”. O filme acompanha um garoto, educado e de classe média, porém abandonado pela família, que sobrevive comendo restos na cidade.


21h10 - MIS - Museu Da Imagem E Do Som

Por Juliana Varella

Atualizado em 24 Out 2013.