Guia da Semana

Se há uma coisa que só uma indicação ao Oscar pode fazer, é chamar a atenção para um filme que, até então, havia passado despercebido pelos cinemas. Com “O Menino e O Mundo”, animação de Alê Abreu, foi assim: lançado em 2014, o longa foi visto apenas por um público seleto que acompanha animações adultas e, mesmo depois de vencer o festival mundial mais importante do gênero (o de Annecy), permaneceu praticamente desconhecido para a maioria dos brasileiros. Isso, até ser indicado ao Oscar de Melhor Animação ao lado de Pixar, Ghibli e outros gigantes do meio.

Quem não viu “O Menino e O Mundo” na época terá agora uma segunda chance, já que o filme volta aos cinemas (num circuito limitado) a partir desta semana. Como aquecimento para a cerimônia, que acontece no dia 28 de fevereiro, o longa será exibido em sessões regulares, no Espaço Itaú Augusta, Pompeia e Frei Caneca e no Caixa Belas Artes.

O filme conta a história de um menino que, após ver o pai indo embora da fazenda para a cidade grande, decide seguir seus passos e se aventurar num mundo de trabalho duro, máquinas e cores de todos os tipos. A linguagem, bastante experimental, explora traços infantis desenhados à mão combinados a colagens.

Por Juliana Varella

Atualizado em 26 Jan 2016.