Guia da Semana

Onde Assistir aos Filmes do Oscar 2012

A maioria dos filmes do Oscar 2012 estão em cartaz nos cinemas. Saiba onde assistir os longas que disputaram a estatueta.

A Academia divulgou os grandes vencedores do Oscar 2012 na noite de domingo, 26. O destaque da edição foi o francês O Artista. Além deste, muitos longas vencedores e indicados estão em cartaz, outros têm data de estreia prevista para os próximos meses e alguns até já podem ser encontrados em DVD/ Blu-ray.

Confira os horários e salas de cinema que exibem os filmes que participaram da maior disputa de Hollywood.

* Clique nos títulos para saber mais informações: sinopse, trailers, local de exibição e horários

VENCEDORES:

O Artista

Grande vencedor da edição 2012 do Oscar, O Artista levou os prêmios de melhor filme, diretor, ator, trilha sonora original e figurino.

A história que homenageia o cinema mudo estreou sendo alvo de grande expectativa do público, já que recebeu 10 indicações ao prêmio.

 

 

 

A Invenção de Hugo Cabret

O filme assinado por Martin Scorsese liderava a lista de indicados com 11 categorias, mas levou cinco troféus em categorias técnicas (melhores efeitos visuais, edição de som, mixagem de som, direção de arte e fotografia).

A obra marca a estreia do diretor em uma produção em 3D e para o público infanto-juvenil.

 

 

 

A Dama de Ferro

Vencedor da categoria melhor maquiagem, o filme também rendeu a estatueta de melhor atriz para Meryl Streep (em sua 17ª indicação ao Oscar).

O filme lança um olhar humanizado sobre a mulher de forte personalidade que se destacou no cenário político do Reino Unido no século 20. No papel de Margaret Thatcher, a atriz Meryl Streep ganhou sua terceira estatueta. 

 
 


Os Descendentes

Estrelado por George Clooney (que estava entre os indicados na categoria melhor ator, mas perdeu para Jean Dujardin, de O Artista), o filme ganhou o troféu de melhor roteiro adaptado.

Na lista dos indicados, a produção também aparecia na disputa pelos títulos de melhor filme, diretor e montagem. 






Histórias Cruzadas

O filme que leva para as telonas o preconceito e a segregação racial da década de 60 rendeu o prêmio de melhor atriz coadjuvante para Octavia Spencer. 

A obra ainda concorria aos prêmios de melhor filme e atriz (Viola Davis).

 

 


 

A Separação

O mais comentado filme estrangeiro que figurava na disputa ao Oscar 2012 confirmou o favoritismo e levou a estatueta. 

Inicialmente, o longa era uma das opções em cinemas mais alternativos de São Paulo, mas conseguiu espaço em salas do circuito comercial.

 

 

 

 

Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres

A história dirigida por David Fincher figurou entre as estreias de janeiro. A adaptação hollywoodiana para o suspense sueco venceu o Oscar na categoria melhor montagem, mas também recebeu indicação para melhor atriz (Rooney Mara).

 

 

 

 

 

Os Muppets

 
O filme, que estreou no dia 2 dezembro continua em cartaz em algumas salas para quem ainda não conferiu a nova aventura de Kermit, Miss Pig e toda a turma.

No Oscar 2012 o longa bateu a animação RIO (que concorria com uma canção de Carlinhos Brown) e levou a estatueta de melhor canção original.

 

 

 
 

Meia-Noite Em Paris

O filme assinado por Woody Allen estreou em junho de 2011 e não está mais em cartaz, mas já pode ser visto em DVD e Blu-ray. 

O filme, que também estava concorrendo nas categorias melhor filme e diretor (Woody Allen), levou a estatueta de melhor roteiro original.

 

 

 

 

INDICADOS:

Albert Nobbs

Protagonista do filme, Glenn Close estava entre as concorrentes ao prêmio de melhor atriz pela interpretação do personagem-título.

No longa, o mordomo Albert Nobbs é, na verdade, uma mulher que, na Irlanda do século 19, se traveste de homem para poder trabalhar e viver com o mínimo de dignidade.

A atriz perdeu o troféu para Meryl Streep (A Dama de Ferro).

 

 
 

Tão Forte e Tão Perto


Com Tom Hanks e Sandra Bullock no elenco, o drama estava entre os indicados aos prêmios de melhor filme ator coadjuvante.

O primeiro ficou para o longa francês O Artista, enquanto Christopher Plummer (Toda Forma de Amor) levou o segundo.

 

 


 

O Homem que Mudou o Jogo

Protagonizado por Brad Pitt (que concorreu na categoria melhor ator), o filme ainda constava entre os indicados ao Oscar 2012 como melhor filme ator coadjuvante (para Jonah Hill).

 

  

 

 

 

 

Cavalo de Guerra

A produção assinada por Steven Spielberg estava na expectativa do Oscar 2012. Indicado em seis categorias, entre elas melhor filme e fotografia, o longa acabou não vencendo em nenhuma.

Mas continua em cartaz para quem quiser conferir a obra.

 

 

 



As Aventuras de Tintim: O Segredo de Licorne

Também assinado por Steven Spielberg, o filme está em cartaz desde o dia 20 de janeiro. A superprodução ficou fora da categoria melhor animação por ter sido feita com a técnica de captura de movimentos, mas concorria ao prêmio de melhor trilha sonora original

O vencedor da categoria foi o filme O Artista.

 

 

 

 

Gato de Botas

Um dos candidatos ao título de melhor longa de animação estreou no dia 9 de dezembro, mas ainda se mantém em cartaz nos cinemas das principais capitais.

O filme perdeu a estatueta para o camaleão que sofre com crisa de identidade Rango (esta animação já pode ser conferida em DVD e Blu-ray).




 

Sete Dias Com Marilyn

O longa ainda não chegou ao Brasil (a previsão de estreia é 23 de março), mas estava entre os indicados nas categorias melhor atriz (Michelle Williams) e melhor ator coadjuvante (Kenneth Branagh).

 

 

 


 

Atualizado em 10 Abr 2012.

Por Jussi Maria e Mariana Viola
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Mostra Internacional de Cinema de São Paulo revela pôster e primeiras atrações

Vencedores da Palma de Ouro e do Festival de Toronto são destaques entre os filmes confirmados na programação

Estreias da semana: "Mãe!", "Esta é a Sua Morte – O Show" e mais 6 filmes

Suspense de Darren Aronofsky com Jennifer Lawrence promete dividir opiniões

“Ensaio Sobre a Cegueira” tem sessão gratuita com debate no MIS

Filme será acompanhado por bate-papo com historiadora

Final da Copa do Brasil será exibida nos cinemas

Rede Cinemark transmite o jogo ao vivo no dia 27 de setembro

"Tomb Raider" com Alicia Vikander no papel de Lara Croft ganha primeiro trailer; assista!

Novo filme da franquia tem estreia prevista para março de 2018

13 objetos de decoração que vão deixar sua casa mais cinéfila

De quadro interativo a almofada para pipoca, confira os itens que não podem faltar no seu cafofo