Guia da Semana

Quase servindo como um laboratório, os curta metragens são uma categoria de filmes em que a pouca duração é a sua principal característica. Alguns grandes filmes que conhecemos hoje tiveram suas ideias iniciais incubadas em forma de curta, até que pudessem ser produzidos no formato de longa metragem.

+ Confira a lista com 10 documentários completos para assistir de graça no Youtube
+ Veja nossa lista de 12 filmes de adultos fazendo criancices

O Guia da Semana selecionou para você alguns curtas que mais tarde viraram longa metragens. Confira!

• Frankenweenie (1984)

O filme dirigido pelo cineasta Tim Burton é uma paródia e uma homenagem para o filme Frankstein (1931), o qual foi baseado no livro de Mary Shelley. No ano de 2012, o curta acabou virando longa metragem com o mesmo nome, misturando um pouco de comédia e terror. Curiosamente, o filme é um dos poucos no qual não há a participação de Johnny Depp e Helena Bonham Carter, a esposa do diretor.

• Mama (2008)

Com apenas 3 minutos, o curta conseguiu assustar até mesmo Guillermo Del Toro, o responsável por fazer o curta virar um longa metragem de mesmo nome em 2013. No vídeo abaixo, você confere o próprio Guillermo contando um pouco sobre o filme e em seguida, o horripilante curta metragem.

• District 9 (2005)

O curta de Neil Blomkamp apresenta a ideia de aliens vivendo entre nós, humanos, cmomo refugiados. Desde o princípio, é apresentada uma atmosfera muito mais voltada para um documentário do que para um tradicional filme humanos vs. Aliens

• Nine (2005)

A simpática animação escrita e dirigida por Shane Acker chegou a receber uma indicação ao Oscar, o prêmio máximo do cinema mundial. Mostrando a vida de pequenos robôs num cenário pós apocalíptico, o trabalho para a faculdade onde Acker estudava acabou sendo visto por Tim Burton que acabou auxiliando na produção do longa metragem.

• Palace II (2001)

Até mesmo no cinema nacional temos curtas que acabaram virando filmes de longa metragem. Palace II conta a história dos garotos Laranjinha e Acerola, que moram em uma das mais violentas favelas do Rio de Janeiro: a Cidade de Deus. Mais tarde, o curta deu origem ao filme Cidade dos Homens, trazendo o mesmo elenco e o mesmo cenário no Rio de Janeiro.

Por Leila Vieira

Atualizado em 13 Out 2013.