Guia da Semana

Que não se faz um filme sem um mocinho, todo mundo sabe. No entanto, um mocinho não se cria sem a presença de um vilão de verdade, que bote medo até nos mais corajosos. Afinal, o cinema precisa de alguém que passe o filme inteiro tentando acabar com os planos do mocinho, não é?

Com frases marcantes e caracterizações incríveis, alguns vilões se tornaram muito mais interessantes do que o próprio protagonista do filme e acabam ganhando destaque na trama. Confira então uma lista do Guia da Semana com os melhores (ou piores, se preferir) vilões da sétima arte:

Darth Vader, Star Wars

Não podíamos deixar de colocar o vilão da série de filmes nerd na primeira posição da nossa lista. Com uma voz inesquecível, Darth Vader se tornou um dos vilões mais populares do cinema e conseguiu encantar os espectadores mais do que o protagonista da série, Luke Skywalker. Exterminar a vida de inocentes, matar seu mestre e tutor e trair a Ordem Jedi estão entre as maiores maldades cometidas por ele.

Alexander Delarge, Laranja Mecânica

O vilão de Laranja Mecânica assustou tanta gente que o filme chegou a ser acusado de promover a violência, o que fez com que o filme deixasse de ser exibido no Reino Unido. Misturando violência com música clássica, Alex agride, machuca, estupra e mata. Ao lado de seus “druguis” – uma gangue a qual ele lidera-, sai pelas ruas causando alvoroço e violência só por prazer.

Coringa, Batman – O Cavaleiro das Trevas

O maior inimigo do Batman, o Coringa, interpretado por Heath Ledger, ficou eternizado nas histórias em quadrinho e no cinema com a sua maquiagem e a lendária frase “Why so serious?”. As vontades desse vilão vão além da morte do seu inimigo: o maior desejo do Coringa é enlouquecer o Homem-Morcego e torná-lo igual a ele.

Lord Voldemort, da série Harry Potter

O vilão é tão temido pelos bruxos em Hogwarts que nem o seu nome eles ousam falar. Chamado de “aquele que não deve ser nomeado”, Lord Voldemort matou os pais de Harry e chantageou tantos outros para que ficassem do seu lado.

Dr. Hannibal Lecter, O Silêncio dos Inocentes

Matar não é o suficiente para o Dr. Hannibal Lecter, incrivelmente interpretado por Anthony Hopkins. O vilão é um médico canibal que vive solto pelas ruas desde que fugiu da prisão por torturar alguns dos seus pacientes.

Freddy Krueger, A Hora do Pesadelo

A camisa listrada, o rosto desfigurado, as luvas com garras e a famosa frase “Vamos por partes’. É difícil achar quem não se assuste com o famoso vilão da série de filmes A Hora do Pesadelo, Freddy Krueger. Depois de passar por uma infância sofrida, ele começou a matar pessoas do próprio bairro, que o queimaram vivo. No entanto, Freddy seguiu vivo nos pesadelos das pessoas.

Jigsaw, Jogos Mortais

O serial killer de Jogos Mortais até que é um tanto bonzinho, já que oferece a opção de escolher entre a vida e a morte para as vítimas que valorizarem suas vidas. Quando elas não seguem as ordens dadas por ele, no entanto, ele não tem nenhuma piedade e as tortura até a morte.

Esther, A Orfã

Se você sentiu compaixão pela órfã no começo do filme, cuidado! Ela não é nada do que parece. Vinda, supostamente, de um orfanato na Rússia, Esther seguiu um caminho tortuoso, e sangrento, para chegar à casa dos pais adotivos. Na verdade, Esther é uma mulher na faixa dos 30 anos que sofre de uma doença rara que a deixa com aparência de criança. Ela se aproveita disso para ser adotada por várias famílias, os matando e torturando impunemente até que a sua farsa seja descoberta.

Scar, O Rei Leão

Os vilões conseguem ser bem malvados também nos desenhos animados. Para encerrar a nossa lista, escolhemos Scar, o leão mau de O Rei Leão. A maior maldade cometida por ele com certeza foi matar o próprio irmão, Mufasa, o que levou muitas crianças às lágrimas no início dos anos 90.

Por Renata Fernandes

Atualizado em 16 Mai 2014.