Guia da Semana

A Mostra Internacional de Cinema ainda nem começou, e alguns filmes já estão apontando como destaque. "Acima das Nuvens" é um deles. Um dos motivos do sucesso é o elenco: Chloë Moretz, Kristen Stewart e Juliette Binoche dão as caras no longa. Esse time de peso já bastaria se não fosse o ótimo o roteiro e, é claro, as atuações. Dirigido por Oliver Assayas, o longa entra na categoria de novidades da Mostra e promete ser um dos motivos das enormes filas que são formadas nas portas dos cinemas durante as duas semanas do evento.

Maria Enders é uma famosa atriz que fica perturbada com o fato de que Joann, jovem estrela de Hollywood, irá interpretar o papel que a fez famosa há 20 anos. Convidada a dividir o palco com a novata, Enders viaja até os Alpes para ensaiar e conta com o apoio de sua assistente no confrontamento com a representação de seu passado. Depois de passar por festivais como Cannes e Munique, "Acima das Nuvens" chega a São Paulo, prometendo, também, estrear em breve na cidade.

Acima das Nuvens Mostra 38ª Internacional de Cinema de São Paulo

Um dos segredos do filme é misturar estrelas de diferentes épocas e vertentes do cinema. A história, assim, torna-se, um exemplo de metalinguagem, uma vez que o roteiro também baseia-se nesse imaginário. Musa do cinema francês, Juliette Binoche prova, mais uma, vez seu ecletismo e talento: "O filme coloca Binoche em um de seus mais cativantes e sedutores papeis; Stewart apresenta uma performance profunda", diz a crítica do Cinemablographer, publicação do Point of View. Já o The Buffalo News, destaca o diretor: "Novidade em Cannes e no TIFF14, 'Acima das Nuvens' é um começo arrebatador e ambicioso para Assayas".

Acima das Nuvens Mostra 38ª Internacional de Cinema de São Paulo

Com a repercussão internacional do recente de "Depois de Maio", o diretor francês catapultou a sua carreira, até então permeada por curtas, alguns deles selecionados para filmes como "Paris, Eu Te Amo" e "Cada Um Com o Seu Cinema". Na prateleira, estatuetas de festivais independentes, como o Cinemania Film Festival, o FICE e San Sebástian; completam a coleção Golden Osella e a Fondazione Mimmo Rotella Award, premiações importantes do Festival de Veneza.

Acima das Nuvens Mostra 38ª Internacional de Cinema de São Paulo

Em "Acima das Nuvens", Assayas aventura-se entre a arte e o comercial, a ambição e a vocação. Além de mostrar o seu talento, o filme gera, também, um interessante debate sobre os valores do cinema, tão ambíguos nos dias atuais. Vale a pena conferir!

Por Ricardo Archilha

Atualizado em 14 Out 2014.